Nasce o Golden Chicken 01, o primeiro pintinho do Incubatório Dália Alimentos
O Golden Chicken número 01 inaugurou a vida no final da tarde de domingo, dia 11 de outubro, no Incubatório da Cooperativa Dália Alimentos, em Mato Leitão, dois dias depois da comemoração do Dia Mundial do Ovo, lembrado em 9 de outubro.
O pintinho foi o primeiro a nascer no incubatório e batizado de “Golden Chicken”, nome dado à Linha de Frango Dália, no mercado desde fevereiro deste ano.
Marco histórico
O fato é mais um marco histórico para a Dália, que ingressou na avicultura para diversificar o seu mix de produtos em 2019, junto à suinocultura e à pecuária leiteira.
A cooperativa estruturou um programa completo, desde o matrizeiro, o Incubatório, os condomínios para a criação dos frangos até o frigorífico para o abate das aves, além das fábricas de rações e farinhas.
Conforme o técnico da Dália, Jean Pierre Wathier, o pintinho nasceu prematuro, sendo que os demais começaram a sair da casca na terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de outubro.
Em funcionamento desde o dia 22 de setembro, o Incubatório está localizado na comunidade de Palanque Pequeno, em uma área com 5,86 hectares.
Semanalmente são incubados 86 mil ovos, com uma média entre 73 e 75 mil pintinhos nascidos.
Ao chegaram no Incubatório, os ovos permanecem nas 12 incubadoras pelo período de 19 dias, depois são vacinados e alocados no nascedouro, por dois dias, até o nascimento. Este primeiro, o Golden Chicken 01, apressadinho, nasceu antes do tempo. Foi um momento emocionante para todos nós, porque é mais uma etapa que marca a nossa história profissional e, principalmente, a da Dália, que está investimento tecnologia e inovação neste projeto – diz, complementando que depois do nascimento é realizada a sexagem, com separação dos machos e fêmeas, e os pintinhos encaminhados aos condomínios, onde são criados por 42 dias até o abate na planta em Arroio do Meio.
Expectativa
Quando todas as fases do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos estiverem 100% concluídas, com previsão para agosto de 2021, o Incubatório deverá gerar 1.250.000 pintinhos por mês.
A expectativa é estruturar uma equipe com 26 funcionários e quanto aos ovos férteis, inicialmente, estão sendo fornecidos por uma empresa terceirizada.
A produção própria da Dália iniciará em dezembro, no Matrizeiro de posse da Empresa ASA, localizado em Vale Verde, com previsão diária de produção de 50 mil ovos férteis.
O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, também ressalta a importância do nascimento, que faz parte de um programa concebido pela Dália em toda a sua cadeia produtiva.
É importante comemorarmos o nascimento do primeiro pintinho no Incubatório, pois se trata da concretização oficial de uma importante etapa do processo produtivo, com a Dália adquirindo experiência em um novo segmento de negócio. No mês de dezembro, uma nova situação será motivo de comemoração, pois no Incubatório nascerá o primeiro pintinho de ovos oriundos do Matrizeiro ASA. Com isso, consolidaremos o início oficial do Programa Frango de Corte em toda a sua cadeia produtiva. Será um fato positivo, pois com ele a produção será 100% do Programa Dália. Além disso, dezembro é o mês que representa o nascimento, a magia do e coincidirá com o início oficial do nosso Sonho Dourado.
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos / Carina Marques