
As escolas da rede municipal de Relvado contam com uma atividade diferenciada no currículo: a oficina de capoeira Cultura Afro-Brasileira, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. As aulas são ministradas pelo educador físico e mestre em capoeira Igor Gonçalves, que há três anos conduz o projeto.
As atividades ocorrem todas as quintas-feiras com alunos do Maternal e Pré da EMEI Amiguinhos da Natureza e às sextas-feiras com crianças do 1º ao 5º ano da EMEF Santo Antônio. Cada encontro dura 45 minutos, combinando jogo, dança e técnicas de movimentação funcional.
Muito além do esporte
De acordo com o professor, o objetivo não é formar capoeiristas, mas sim estimular coordenação motora, agilidade e disciplina. A dinâmica envolve fundamentos da capoeira e atividades físicas adaptadas para a faixa etária.
“O objetivo não é formar capoeiristas, mas trabalhar coordenação, agilidade e apresentar a cultura da capoeira de forma lúdica”, explica Igor Gonçalves.
Princípios e respeito às diferenças
A secretária de Educação, Andressa Venço Giacobbo, destaca que a oficina fortalece princípios básicos, como respeito, disciplina e pertencimento, além de ampliar o contato dos alunos com outras culturas.