Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, a construção avançou com a concretagem da pista de rolamento, realizada na terça-feira, 5 de novembro. A obra já contou com a preparação do terreno, a construção dos pilares de sustentação, a colocação da estrutura metálica e o tablado de madeira, totalizando 90 metros de comprimento por 4 metros de largura. O engenheiro responsável pelo projeto, Jeferson Dal Belo, destacou que o andamento segue conforme o cronograma, com previsão de conclusão para o final de novembro.
“Após o tempo de cura do concreto, iniciaremos a construção das cortinas de acabamento nas cabeceiras e da pista de aproximação”, explicou Jeferson. O concreto passará por um processo de cura de 21 dias, garantindo a qualidade da estrutura e evitando danos futuros.
A obra contou com o apoio de comunidades locais e centenas de parceiros, incluindo empresários, cooperativas, entidades e o Instituto Ling, que contribuíram para a arrecadação dos recursos necessários. “Foi um esforço conjunto que tornou possível a reestruturação dessa importante ligação entre a Serra e o Planalto”, afirmou Edmilson Zortéa, representante da Associação Caminhos do Vale e da Serra.
Com o cronograma em andamento, a inauguração da nova estrutura será celebrada em evento previsto para a primeira quinzena de dezembro. A previsão é que o tráfego seja liberado na ponte sobre o Rio das Antas, no trecho entre Cotiporã e Bento Gonçalves, após o dia 15 de dezembro.