Versão pública do sistema de mapeamento de áreas atingidas pelas enchentes é lançada
O governo do Estado lançou nesta segunda-feira (15/7) a versão pública do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), sistema de mapeamento das áreas afetadas pelas enchentes de abril e maio. A ferramenta oferece informações sobre cidades, endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos (escolas e hospitais) e a quantidade de pessoas atingidas.
Parte do Plano Rio Grande, o MUP RS, criado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com participação dos Departamentos de Economia e Estatística (DEE) e de Planejamento Governamental (Deplan), processa imagens de satélite e análises de topografia e hidrografia para identificar áreas de alagamento, inundação, enxurrada e deslizamento. Os dados cruzam informações do Censo, Cadastro Único, Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança e Receita Estadual. A Defesa Civil municipal também colaborou.
O MUP RS, já em uso interno desde maio, agora está acessível ao público, facilitando a atuação de agentes públicos e municipais no direcionamento de políticas públicas. Inclui também dados de um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, firmado em junho.
Além disso, o governo lançou o programa Re-Empreender RS, que inclui as iniciativas MEI RS Calamidades, Em Frente RS e Pronampe Gaúcho, para apoiar financeiramente pequenas empresas e microempreendedores afetados pelas enchentes.