FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEducaçãoEntretenimentoEsporte

Encantadenses encaram “dura” jornada de trabalho em resorts

Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na sua vida.” Quem nunca ouviu a famosa frase do filósofo Confúcio, o pensador chinês que viveu antes de Cristo e que buscou, na descrição acima, associar o trabalho a uma atividade que proporcione bem estar e alegria?

Pois a famosa frase é sentida na pele por dois encantadenses, educadores físicos, que depois de alguns anos atuando em academias de ginástica, procuraram viver novas experiências profissionais que agregassem, além da rentabilidade financeira, novos conhecimentos técnicos e interpessoais e novas relações de trabalho.
Estamos falando dos professores de Educação Física Mariana Cuciolli e Ricardo Ghisleni.

Mariana Cuciolli é Gentil Organizadora e está no Rio de Janeiro

O dia amanhece no Rio de Janeiro e em Trancoso, na Bahia. Cada qual no seu turno, o que une ambos é a missão de atender com atenção e cortesia os mais de 900 clientes dos ClubMeds onde atuam. Mariana trabalha no Clubmed Rio das Pedras, no RJ, desde março de 2022. Ricardo, no mesmo clube, em Trancoso, desde 16 de dezembro de 2022.

São seis dias trabalhados por semana, numa carga horária que oscila entre 8h e 12h, dependendo do dia, da programação e da quantidade de clientes hospedados. “Agora, em alta temporada, é uma média de 900 clientes por dia, em cada uma das unidades do resort”, diz Ricardo.

Como profissionais de Educação Física, seus trabalhos compreendem dar o suporte nas aulas de tênis, beach tênis, beach vôlei, esqui aquático, caiaque, arco e flecha, futebol, fitness, além de atender os frequentadores da academia. “O cenário de cada um desses espaços é maravilhoso, os clientes vêm de todos os lugares do mundo, é um aprendizado e tanto!”, destaca Mariana.

Ricardo e Mariana são parte dos Gentis Organizadores de suas unidades. “Além de dar suporte a todos esses esportes, temos também o compromisso de fazer o social com os clientes, que vêm de diversos lugares do Brasil e do mundo, em noites de shows e no bar, interagindo diretamente, conversando, sentando à mesa com eles, e é ali que o maior de todos os aprendizados acontece, porque são vários os sotaques brasileiros e idiomas que estamos conseguindo aprender enquanto socializamos”, completa Ricardo.

“Os hóspedes são nossos convidados; é como se eles estivessem na nossa casa, então, além de trabalhar, também somos os anfitriões”, explica Mariana. “Também fizemos shows imitando cantores famosos, a exemplo da Discoteca do Chacrinha em Encantado”, completa Ricardo, que já foi filmado interpretando Ritchie Valens, na performance La Bamba.

Ricardo Ghisleni é Gentil Organizador e está na Bahia

Mariana e Ricardo moram nos respectivos resorts onde trabalham e podem usufruir de todos os serviços all inclusive oferecidos aos hóspedes, especialmente nos dias de folga. “Mas é óbvio que, em se tratando das bebidas e coquetéis com álcool, o consumo é moderado”, alerta e brinca Ricardo. “É muito satisfatório acordar todos os dias e estar nesse lugar lindo!”, completa Mariana.

A mudança de vida

Mariana tem 38 anos, é solteira, formada em Educação Física pela Univates, em 2011. Professora de Kangoo jump, em determinada aula, uma aluna relatou que havia se hospedado num desses resorts e comentado que eles contratavam profissionais para atender os clientes. Ela se inscreveu no site e, após dois meses, foi chamada para o processo seletivo cujas etapas compreendiam currículo profissional e entrevistas por vídeo-chamada.

“Quando finalizou, recebi a passagem e fui informada que o meu destino seria o Rio de Janeiro”, relata. “Levei um susto. Realmente “aconteceu”, e eu não pensei duas vezes, pois estava buscando essa mudança e queria viver essa experiência. Deixei para traz alguns projetos profissionais, família e amigos, que ficaram sabendo dessa busca somente depois de ela se confirmar e acontecer, e todos me incentivaram e ficaram felizes com essa escolha”, comemora.

Neste mês, Mariana completa um ano de ClubMed, e a saudade dos que ela deixou na terra do Cristo Protetor é amenizada por chamadas de vídeo. “Foi tudo muito rápido; tivemos uma semana para organizar tudo e vir para cá, entre documentos, malas e despedidas.”

Os preparativos

As malas foram o que mais deram trabalho para Ricardo, pois foi necessário providenciar as roupas temáticas solicitadas pelo novo contratante – o ClubMed. “Nas noites de integração social e shows, temos que estar vestidos conforme o tema, que varia em tudo branco, ou tudo preto e branco, ou floral, ou cor terra, ou jeans com camisa social, ou casual chique, tem a noite do amarelo, das cores vivas, foram dez dias de preparação para vir, rescindir contratos ali, tudo muito rápido, e já se passaram dois meses”, relata.

Ricardo Ghisleni tem 35 anos, também é solteiro e formado Bacharel em Educação Física na Univates desde 2017 e está concluindo Licenciatura na área. Entretanto, no momento a matrícula na Universidade do Vale do Taquari está suspensa e os tempos dedicados ao estudo estão direcionados aos cursos on-line ofertados gratuitamente pelo clube a seus funcionários. São cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas, mas em especial são os de idioma que atraem a atenção de Ricardo. “Temos possibilidade de crescer profissionalmente aqui, ou mesmo conseguir transferência para unidades do grupo no exterior.”

Saiba mais

O Club Méditerranée, também conhecido como Club Med, é uma empresa de origem francesa que atua no setor do turismo prestando serviços de hotelaria e lazer. Possui dezenas de luxuosos resorts, conhecidos como Villages, distribuídos em diversos países. Existem mais de 70 villages espalhados pelo mundo. No Brasil, os resorts all inclusive estão situados em Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Trancoso (BA).

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!