
O surfista gaúcho Fabiano Wainberg, de 43 anos, foi indicado ao Big Wave Challenge após surfar uma das maiores ondas da temporada 2025/2026 em Nazaré, Portugal. Ele é o único atleta do Rio Grande do Sul na lista.
Natural de Porto Alegre, Fabiano entrou para o seleto grupo de atletas indicados ao principal evento mundial de ondas grandes após o desempenho registrado em novembro de 2025, na Praia do Norte, em Nazaré — local conhecido pelos paredões de água e pelas condições extremas.
O feito ocorreu durante sua temporada de freesurf na Europa. Mesmo sem estar inscrito em competições, o atleta estava concentrado exclusivamente na busca pelas maiores ondas do mundo.
“É a realização de anos de preparação, dedicação e muito trabalho. Poder representar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul nesse cenário é uma honra imensa”, afirmou.
Esta foi a quinta temporada consecutiva de Fabiano em Nazaré. Desde 2021, ele passa de dois a três meses por ano na região, durante o período de outubro a março, quando as ondulações são mais intensas.
Ao comentar a indicação, resumiu o sentimento em uma palavra:
“Incrível. Um sonho que não era uma meta. Estar ao lado dos principais nomes do surfe de ondas grandes do mundo é a prova de que tudo é possível.”
Vida dedicada às ondas grandes
Com 28 anos de surfe, Fabiano transformou a busca por ondas gigantes em estilo de vida. Atualmente mora na Praia do Rosa, em Garopaba (SC), e mantém rotina de treinos no Farol de Santa Marta, reconhecido como um dos principais pontos brasileiros para a prática do surfe de ondas grandes.
A indicação ao Big Wave Challenge coloca o nome do gaúcho entre os destaques internacionais da modalidade na temporada.






