ESPECIAL
Por Lívia Oselame
O Força do Vale tem o tamanho que suas proprietárias querem que ele tenha. Aos 38 anos, completados quarta-feira (21), o veículo de comunicação que se mantém por quase quatro décadas sob a batuta de suas fundadoras, reforça seu compromisso com a comunidade e com a seriedade no trato das notícias.
Há 38 anos, as amigas Renira Turatti Ost, Sônia Gonzatti Bergamaschi e Cláudia Bouviê criaram o jornal Força do Vale, carregando consigo coragem, determinação, criatividade e visão de futuro. A notícia em primeira mão, na época em que mídia social digital era uma realidade desconhecida, chegava a Encantado por meio das páginas do Força.
Neste aniversário, apenas uma das sócias ainda ocupa a cadeira da redação diariamente. Cláudia deixou a equipe quatro anos depois da fundação do Jornal e há oito anos, Sônia tem se dedicado principalmente ao Supermercado da família que administra junto com a filha Gabriela e o marido Fernando.
“O jornal nos deu muita experiência durante todos esses anos, e nos dá o conhecimento em muitas áreas, pois precisamos entender sobre todos os assuntos para poder escrever sobre eles; e essa experiência tem me ajudado a conduzir outro negócio da família, que é o supermercado”, destaca Sônia.
A modernidade
Mas um menino loiro, de olhar firme e marcante, voz suave e muito talentoso, trouxe o alento que Renira precisava para seguir conduzindo o Força do Vale com vigor e entusiasmo. Autodidata, Eduardo Gonzatti Turatti (18) cresceu em meio às produções textuais, diagramações e fechamentos de edição. Rapidamente tornou-se um aliado nas tarefas diárias, especialmente aquelas que demandam o uso de tecnologia. Tornou-se o braço direito de Renira e colocou o FV no mundo digital, alcançando amplo alcance mundial. “Me sinto um transformador; invento coisas que deixam a tia Renira de cabelo em pé”, brinca, “mas se a ideia é boa, ela topa e as coisas acontecem”.
Mais do que a habilidade no manejo das ferramentas digitais e na formatação do jornal, Eduardo conta com uma missão sublimar: ele foi o elo que consolidou a relação entre as famílias Gonzatti (de Sônia) e Turatti (de Renira), que até então era apenas profissional. Filho de Edna (irmã da Sônia) e de Rogério (o Repolho, irmão da Renira), ele encontrou na redação do jornal o espaço de lazer preferido, enquanto as duas famílias ampliavam a convivência para assuntos além do jornal. “Quando pequeno, eu ia todas as manhãs no jornal; lembro que a primeira coisa que li foi lá, e era algo relacionado à política”, recorda.
Além de dominar as ferramentas no campo da tecnologia, Dado, como é carinhosamente chamado pela equipe do FV e por seus familiares e amigos, é um parceiro que atua diretamente no planejamento e definição de estratégias que visem ao crescimento do jornal e ao fortalecimento da marca. “Ajudamos a pensar o hoje com base nas tendências tanto de leitura quanto de design e logística”, destaca. “Ele transita por cenários importantes para a comunicação como cultura, tecnologia, inovação, sendo multifuncional e altamente comprometido, porque como gestor também do supermercado da família Bergamaschi, ele não deixou a outra tia (a Sônia) na mão”, diz Renira, tia orgulhosa que arremata: “O Dado é o cara”.
Muitas histórias já contadas
Muitas são as histórias a serem contadas. Quem sabe um anuário em comemoração aos 40 anos poderá resumir muitas delas. O que se destaca, entretanto, são aquelas que marcaram pelo carinho especial de quem contou sua história para o JFV. Os temas são muitos! E levam a vários sentimentos: alegria, tristeza, angústia, agradecimentos…
Quem armazena muitas dessas histórias é o colunista social Rogério Clemente Rissi. Dos 38 anos de jornal, 34 contam com a parceria, a amizade e a criatividade de Geio, como é carinhosamente chamado por todos. Ele lembra com a clareza de quem foi tomado por uma grande surpresa, do dia em que foi convidado a ser colunista. “Era uma terça-feira de clima frio e a Renira me convidou para ir tomar um café na redação; e me intimou: tu vai ser colunista do jornal!”, recorda. O sim tão esperado instantaneamente não veio. Lembro que disse vou falar com a tia Vani e foi o que fiz”.
No dia seguinte, ele aceitou o convite e desde então, todas as semanas, as badaladas comemorações de aniversário, de casamento, viagens, formaturas, nascimentos, batizados e afins, dão o toque especial e afagam o coração dos leitores e assinantes. A primeira coluna intitulada Evidências foi com Ane Bergamaschi. Agosto de 1987, aniversário da amiga arquiteta. Em agosto passado, 35 anos depois, a coluna ilustrou mais uma boda de Ane.
“É uma alegria registrar os momentos marcantes dos amigos e parceiros que se mantêm fiéis ao conceito Íntegro e Integrado, e da construção de suas famílias e de seus negócios”, destaca.
Pioneirismo nos eventos
Foi sob o comando de Rogério Rissi, por meio do FV, que grandes eventos sociais foram realizados em Encantado, mobilizando a comunidade, a rede hoteleira, bares e restaurantes da época. Ele destaca o Cover Boy, o concurso que trouxe representantes de 47 cidades gaúchas para eleger o homem mais bonito do RS; o Miss TV RS, um programa da Rede Bandeirantes (hoje Band), e o concurso Senhorita RS, que mobilizou 68 cidades para virem a Encantado. “Tudo isso, naquela época, era inédito na região e ajudou a fortalecer a marca FV não só em Encantado e no Estado”, comemora.
Para Rogério, uma parceria longa e duradoura se baseia nos princípios da sinceridade e da amizade. “Isso nunca faltou entre nós”, completa.
“Adri do Jornal”
“É uma alegria para mim estar presente em mais um aniversário do Força que desde os meus 25 anos venho aprendendo e crescendo com as pessoas que passaram pelo Jornal, e principalmente com aquelas que me acompanham dia após dia, à quem sou muito grata e quem quero cumprimentar: Renira, Sônia, Dado, Geio, enfim parabéns a todos pelo trabalho até aqui! Vida longa ao Força!”
A força da marca FV
Atento às tendências e sempre de olho no futuro, sem abrir mão dos pilares que norteiam o seu trabalho e a sua missão enquanto veículo de comunicação, o Força do Vale, atualmente, não é apenas um jornal impresso. Ele se tornou um complexo de mídia que agrega o digital ao tradicional. A credibilidade do conteúdo impresso também está presente nas mídias sociais digitais. Em pouco tempo, o perfil FV nas redes alcançou patamares expressivos em termos de alcance e seguidores, dado os conteúdos transmitidos praticamente em tempo real, tornando-se numa das plataformas de notícias mais acessadas pelo público de quase 40 mil seguidores.
Para Sônia e Renira, a força da marca Força do Vale foi construída a cada entrevista, a cada matéria escrita, a cada postura mantida incólume diante de supostas tentativas de acordos escusos, e principalmente a cada leitor e anunciante. “Penso que para nossa sociedade e nosso trabalho em conjunto durar tanto tempo é porque pensamos exatamente a mesma coisa sobre as questões que são essenciais, como ética e protagonismo”, avalia Sônia.
“E porque quando uma se exalta, a outra ameniza, e vice-versa; é o equilíbrio que faz perdurar e seguir em frente”, completa Renira.
O FV em números
Fundado em 21 de setembro de 1984, são 1.976 edições, 2.500 exemplares e milhares de assinantes, fixos ou alternativos. A cada edição, pautas como política, polícia, economia, cultura, lazer, saúde, educação, agricultura, culinária e turismo ilustram as páginas do impresso, que circula semanalmente em quatro municípios: Encantado, Doutor Ricardo, Relvado e Roca Sales. “Não foi fácil chegar até aqui, mas faríamos tudo de novo, como seguiremos fazendo, porque nosso leitor e nossos parceiros e anunciantes, merecem toda a força e autenticidade em cada palavra escrita. Honro Força do Vale, como honro o nome que recebi dos meus pais. É o que temos de mais valioso e o zelo que temos com ele é o que nos trouxe até aqui, íntegros e integrados.”