DestaquesGeral

FORÇA DO VALE: Há 38 anos escrevendo e vivendo histórias com nossos leitores

Conheça a história do Força e a equipe que leva informação séria e precisa até você

FORÇA DO VALE 40 ANOS
ESPECIAL
Por Lívia Oselame

 

O Força do Vale tem o tamanho que suas proprietárias querem que ele tenha. Aos 38 anos, completados quarta-feira (21), o veículo de comunicação que se mantém por quase quatro décadas sob a batuta de suas fundadoras, reforça seu compromisso com a comunidade e com a seriedade no trato das notícias.

Há 38 anos, as amigas Renira Turatti Ost, Sônia Gonzatti Bergamaschi e Cláudia Bouviê criaram o jornal Força do Vale, carregando consigo coragem, determinação, criatividade e visão de futuro. A notícia em primeira mão, na época em que mídia social digital era uma realidade desconhecida, chegava a Encantado por meio das páginas do Força.

ANOS 80: Renira Turatti Ost e Sônia Gonzatti Bergamaschi na redação do jornal. Uma relação de respeito, amizade e
profissionalismo que perdura há 38 anos

Neste aniversário, apenas uma das sócias ainda ocupa a cadeira da redação diariamente. Cláudia deixou a equipe quatro anos depois da fundação do Jornal e há oito anos, Sônia tem se dedicado principalmente ao Supermercado da família que administra junto com a filha Gabriela e o marido Fernando.

“O jornal nos deu muita experiência durante todos esses anos, e nos dá o conhecimento em muitas áreas, pois precisamos entender sobre todos os assuntos para poder escrever sobre eles; e essa experiência tem me ajudado a conduzir outro negócio da família, que é o supermercado”, destaca Sônia.


A modernidade

Mas um menino loiro, de olhar firme e marcante, voz suave e muito talentoso, trouxe o alento que Renira precisava para seguir conduzindo o Força do Vale com vigor e entusiasmo. Autodidata, Eduardo Gonzatti Turatti (18) cresceu em meio às produções textuais, diagramações e fechamentos de edição. Rapidamente tornou-se um aliado nas tarefas diárias, especialmente aquelas que demandam o uso de tecnologia. Tornou-se o braço direito de Renira e colocou o FV no mundo digital, alcançando amplo alcance mundial. “Me sinto um transformador; invento coisas que deixam a tia Renira de cabelo em pé”, brinca, “mas se a ideia é boa, ela topa e as coisas acontecem”.

2005: Eduardo Gonzatti Turatti, o sobrinho em comum da Sônia e da Renira que cresceu visitando a redação diariamente

Mais do que a habilidade no manejo das ferramentas digitais e na formatação do jornal, Eduardo conta com uma missão sublimar: ele foi o elo que consolidou a relação entre as famílias Gonzatti (de Sônia) e Turatti (de Renira), que até então era apenas profissional. Filho de Edna (irmã da Sônia) e de Rogério (o Repolho, irmão da Renira), ele encontrou na redação do jornal o espaço de lazer preferido, enquanto as duas famílias ampliavam a convivência para assuntos além do jornal. “Quando pequeno, eu ia todas as manhãs no jornal; lembro que a primeira coisa que li foi lá, e era algo relacionado à política”, recorda. 

2022: “O Dado é um ser humano diferenciado, está sempre na frente, não deixa a gente se acomodar. É inspiração, é mentoria.”

Além de dominar as ferramentas no campo da tecnologia, Dado, como é carinhosamente chamado pela equipe do FV e por seus familiares e amigos, é um parceiro que atua diretamente no planejamento e definição de estratégias que visem ao crescimento do jornal e ao fortalecimento da marca. “Ajudamos a pensar o hoje com base nas tendências tanto de leitura quanto de design e logística”, destaca. “Ele transita por cenários importantes para a comunicação como cultura, tecnologia, inovação, sendo multifuncional e altamente comprometido, porque como gestor também do supermercado da família Bergamaschi, ele não deixou a outra tia (a Sônia) na mão”, diz Renira, tia orgulhosa que arremata: “O Dado é o cara”.


Muitas histórias já contadas

Muitas são as histórias a serem contadas. Quem sabe um anuário em comemoração aos 40 anos poderá resumir muitas delas. O que se destaca, entretanto, são aquelas que marcaram pelo carinho especial de quem contou sua história para o JFV. Os temas são muitos! E levam a vários sentimentos: alegria, tristeza, angústia, agradecimentos…

O colunista social Rogerio Rissi caminha para os 35 anos de Força do Vale

Quem armazena muitas dessas histórias é o colunista social Rogério Clemente Rissi. Dos 38 anos de jornal, 34 contam com a parceria, a amizade e a criatividade de Geio, como é carinhosamente chamado por todos. Ele lembra com a clareza de quem foi tomado por uma grande surpresa, do dia em que foi convidado a ser colunista. “Era uma terça-feira de clima frio e a Renira me convidou para ir tomar um café na redação; e me intimou: tu vai ser colunista do jornal!”, recorda. O sim tão esperado instantaneamente não veio. Lembro que disse  vou falar com a tia Vani e foi o que fiz”.

No dia seguinte, ele aceitou o convite e desde então, todas as semanas, as badaladas comemorações de aniversário, de casamento, viagens, formaturas, nascimentos, batizados e afins, dão o toque especial e afagam o coração dos leitores e assinantes. A primeira coluna intitulada Evidências foi com Ane Bergamaschi. Agosto de 1987, aniversário da amiga arquiteta. Em agosto passado, 35 anos depois, a coluna ilustrou mais uma boda de Ane.

“É uma alegria registrar os momentos marcantes dos amigos e parceiros que se mantêm fiéis ao conceito Íntegro e Integrado, e da construção de suas famílias e de seus negócios”, destaca.

Pioneirismo nos eventos

Foi sob o comando de Rogério Rissi, por meio do FV, que grandes eventos sociais foram realizados em Encantado, mobilizando a comunidade, a rede hoteleira, bares e restaurantes da época. Ele destaca o Cover Boy, o concurso que trouxe representantes de 47 cidades gaúchas para eleger o homem mais bonito do RS; o Miss TV RS, um programa da Rede Bandeirantes (hoje Band), e o concurso Senhorita RS, que mobilizou 68 cidades para virem a Encantado. “Tudo isso, naquela época, era inédito na região e ajudou a fortalecer a marca FV não só em Encantado e no Estado”, comemora.

Para Rogério, uma parceria longa e duradoura se baseia nos princípios da sinceridade e da amizade. “Isso nunca faltou entre nós”, completa.


“Adri do Jornal”

Adriana completou 25 anos de casa

“É uma alegria para mim estar presente em mais um aniversário do Força que desde os meus 25 anos venho aprendendo e crescendo com as pessoas que passaram pelo Jornal, e principalmente com aquelas que me acompanham dia após dia, à quem sou muito grata e quem quero cumprimentar: Renira, Sônia, Dado, Geio, enfim parabéns a todos  pelo trabalho até aqui! Vida longa ao Força!”


A força da marca FV

Atento às tendências e sempre de olho no futuro, sem abrir mão dos pilares que norteiam o seu trabalho e a sua missão enquanto veículo de comunicação, o Força do Vale, atualmente, não é apenas um jornal impresso. Ele se tornou um complexo de mídia que agrega o digital ao tradicional. A credibilidade do conteúdo impresso também está presente nas mídias sociais digitais. Em pouco tempo, o perfil FV nas redes alcançou patamares expressivos em termos de alcance e seguidores, dado os conteúdos transmitidos praticamente em tempo real, tornando-se numa das plataformas de notícias mais acessadas pelo público de quase 40 mil seguidores.

Para Sônia e Renira, a força da marca Força do Vale foi construída a cada entrevista, a cada matéria escrita, a cada postura mantida incólume diante de supostas tentativas de acordos escusos, e principalmente a cada leitor e anunciante. “Penso que para nossa sociedade e nosso trabalho em conjunto durar tanto tempo é porque pensamos exatamente a mesma coisa sobre as questões que são essenciais, como ética e protagonismo”, avalia Sônia.

“E porque quando uma se exalta, a outra ameniza, e vice-versa; é o equilíbrio que faz perdurar e seguir em frente”, completa Renira.

EQUIPE: Na redação, Andieli Dias, Adriana Vida, Lívia Oselame, Luis Breves. Completam a equipe, os jornalistas e colunistas Brenda B. Barzotto, Carlos Alberto Schaffer, Eduardo Gonzatti Turatti, Jacqueline Bertozzi, Luis Gustavo Bettinelli, Letícia Piccinini, Mariane Almeida, Nolimar Perondi, Raquel Cadore e Sheila Garibotti

O FV em números

Fundado em 21 de setembro de 1984, são 1.976 edições, 2.500 exemplares e milhares de assinantes, fixos ou alternativos. A cada edição, pautas como política, polícia, economia, cultura, lazer, saúde, educação, agricultura, culinária e turismo ilustram as páginas do impresso, que circula semanalmente em quatro municípios: Encantado, Doutor Ricardo, Relvado e Roca Sales. “Não foi fácil chegar até aqui, mas faríamos tudo de novo, como seguiremos fazendo, porque nosso leitor e nossos parceiros e anunciantes, merecem toda a força e autenticidade em cada palavra escrita. Honro Força do Vale, como honro o nome que recebi dos meus pais. É o que temos de mais valioso e o zelo que temos com ele é o que nos trouxe até aqui, íntegros e integrados.”


Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!