Uma nova vida aos 9 anos. O mês de fevereiro de 2023 marca o renascimento de Giuseppe Gabriel Vianini Sandri. O pequeno garoto que adora futebol e jogos de celular começa a esbanjar saúde e encher de paz e alegria o coração dos pais Gilberto Antônio e Isolda.
O início da nova chance de viver em plenitude marca, também, o encerramento de um ciclo que foi recheado de idas e vindas a Porto Alegre, a entradas e saídas no Hospital de Clínicas e na Santa Casa de Misericórdia, e muitos tratamentos para manter em funcionamento o sistema renal de seu organismo.
Nascido prematuro, com oito meses, Giuseppe já veio ao mundo com apenas um rim, em função de complicações durante a gestação da mãe biológica.
Ele foi adotado por Gilberto e Isolda assim que nasceu, ao mesmo tempo em que era diagnosticado com um problema grave na bexiga em função do mau funcionamento do único rim, que enchia mais do que o normal. “Logo nos primeiros dias de vida, ele pegou uma infecção hospitalar, que foi tratada ao longo dos dias”, recorda o pai.
Aos cinco meses, foi encaminhado para sua primeira consulta no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, e dali em diante, foram sucessivas consultas, exames e tratamentos para manter estabilizado o órgão renal. “A necessidade de um transplante de rim foi identificada no início do tratamento, mas nunca havia sido urgente porque o órgão se mantinha em funcionamento na faixa de 60%. Mas essa realidade mudou e o transplante tornou-se urgente e inevitável, sob pena de perdermos o Giuseppe”, relata o pai. Nesse momento, o desempenho do rim de Giuseppe caiu para abaixo de 20% e a situação do garoto se agravou diante do quadro de falência renal. “Foi assustador”, recorda Gilberto.
Em poucos dias, a família recebeu o comunicado que mudaria a vida de todos para sempre. “É chegada a hora do transplante!”. A cirurgia foi um sucesso e em poucos dias, a família deve retornar ao lar. Giuseppe recupera-se ainda no hospital e só deverá ter alta após conseguir obter os remédios anti-rejeição.
Enquanto isso, ele se restabelece rodeado de carinho, alegria e muita disposição para estudar, divertir-se e fazer planos. Os pais? “Não dá para explicar a sensação de paz e liberdade, de alegria e tranquilidade; é vida nova para ele e para nós também. Finalmente ele vai poder viver sua infância e juventude com entusiasmo e muita energia. Estamos muito felizes”, relata, emocionado, Gilberto.