Faleceu às 16h deste domingo o empresário Anilo Caetano Turatti, aos 92 anos.
Fundador do Hotel Turatti, junto com sua esposa Ortenila, Anilo foi uma figura central no desenvolvimento empresarial e comunitário da região.
Política e comunidade
Seu legado, marcado pela paixão pela política, pelo empreendedorismo e pelo serviço à comunidade, fica evidenciado pelo seu engajamento, que se estendeu a várias frentes, desde a política, onde participou do MDB no Regime Militar, depois presidindo o PDT de Encantado e sendo dirigente do PTB municipal.
No âmbito comunitário, Turatti foi uma figura exemplar, assumindo vários papéis que vão desde voluntário a dirigente, fomentador e membro ativo em diversas organizações.
Seu trabalho no Clube Recreativo Encantado (CRE), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), no Clube de Caça e Pesca, além de seu envolvimento com a APAE, o CTG Giuseppe Garibaldi, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) e o Círculo Operário, demonstram sua participação e influência na comunidade. Ele também fez parte Clube Leão do Vale, o Esporte Clube Encantado, quando o time disputou o campeonato estadual.
Sua atuação no Clube Recreativo Encantado como presidente se deu até dezembro de 2023, quando transmitiu o cargo.
Em 2020, o Clube Caça e Pesca de Encantado prestou-lhe uma homenagem com a Copa Trap Anilo Caetano Turatti, reconhecendo sua liderança e dedicação de anos.
Raízes
Anilo se manteve atuante em Relvado, sua terra natal. Nascido na localidade de Capoeirinha, presidiu o Esporte Clube Relvado, sendo responsável pela construção da sede própria, em funcionamento até hoje.
Família
Filho de Rosa Spessatto e João Batista Turatti, Anilo cresceu com fortes valores familiares e comunitários.
Casado com Ortenila Rockembach, com quem celebrou 70 anos de casado em janeiro deste ano, a vida do casal foi pautada não apenas pelo amor e companheirismo, mas também pela prosperidade, sendo o Hotel Turatti um dos exemplos.
Mas sua visão ia além dos negócios. Anilo via no hotel uma oportunidade de servir à comunidade, de criar empregos e de promover a cultura local.
Anilo manteve-se ativo e engajado até os últimos momentos de sua vida. Sua saúde inspirou cuidados recentemente.
Ele estava internado no Hospital Beneficente Santa Teresinha, de Encantado, cercado pelo carinho da família.
Anilo deixa a esposa Ortenila, seis filhos, Romeu, Rejane, Roberto, Renira, Rogério e Roseli, nove netos, e cinco bisnetos.
Despedida
O velório acontece a partir das 22 h deste domingo na Capela do Cemitério Santo Antão, em Encantado, e o sepultamento às 15 h de segunda-feira.
Luto