IPVA 2023: começa nesta segunda-feira o pagamento do tributo pelo final da placa no RS; veja tabela
De acordo com o governo do estado, imposto de mais de 1,5 milhão de veículos ainda precisa ser quitado. Atraso no pagamento prevê multa diária e incidência de juros. Condutor que perder o prazo poderá ter veículo apreendido
Começa nesta segunda-feira (24) o vencimento do IPVA 2023 pelo final da placa do veículo no Rio Grande do Sul. O cronograma tem início pelos carros com placas terminadas em ”1” e ”2”. O pagamento se estende até a sexta-feira (28), quando vencem as placas de final ”9” e ”0”. Veja a tabela abaixo.
Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), os motoristas que realizarem o pagamento até a data prevista para vencimento terão descontos que podem chegar a 20% do valor do tributo. O programa Bom Motorista reduz até 15% do imposto para os condutores que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. O Bom Cidadão oferece até 5% de abatimento para quem registra o CPF em notas fiscais no estado.
De acordo com levantamento do governo do RS, o imposto de mais de 1,5 milhão de veículos ainda precisa ser quitado. O atraso no pagamento prevê multa diária de 0,33% ao dia, mais a incidência de juros. A Sefaz alerta que o condutor que perder o prazo poderá ter o veículo apreendido, caso seja flagrado em circulação.
Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes, desde janeiro, segue com calendário de parcelas aberto até junho.
O IPVA de mais de 2,3 milhões de veículos já foi quitado. A arrecadação, segundo o governo, é superior a R$ 3 bilhões.
Como pagar
- Pix: consultar no site ou no aplicativo, gerando um QR Code;
- Bancos: Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente para clientes).