FORÇA DO VALE 40 ANOS
Geral

Tornados de mosquitos em cidade na Índia causa pânico entre moradores

Um vídeo que circula nas redes sociais está apavorando a web: um “tornado de mosquitos”. Centenas de insetos causaram pânico entre os residentes da área de Keshavnagar e Kharadi Gavthan em Pune, na Índia.

Segundo especialistas locais, apesar de incomodar, o fenômeno não é incomum e os bichinhos não são exatamente mosquitos, mas sim insetos da família Chironomidae. Uma das razões para o aumento na população dos insetos foi o aumento no nível do rio Mula Mutha. Após várias reclamações, os trabalhadores da Corporação Municipal de Pune começaram a retirar o excesso de água para tentar se livrar dos insetos.

— Este não é um fenômeno incomum. Suas larvas são como larvas de mosquito, mas vermelhas devido à hemoglobina no sangue. Esses insetos são abundantes em águas poluídas com matéria orgânica e estão presentes em todo o rio Mula-Mutha — disse o professor aposentado de zoologia Dr. Hemant Ghate ao The Indian Express.

O especialista ainda afirmou que as pupas — estágio entre a larva e o adulto — desses insetos evoluem para adultos em temperaturas quentes apropriadas e, portanto, um grande número de adultos semelhantes a mosquitos emergem como enxames.

— À medida que um grande número de adultos voa acima da água, os seus enxames balançam ao vento suave, parecendo ondas. Estes não picam, mas a sua abundância sugere águas poluídas por esgotos — explicou o cientista ao jornal local.

A matéria orgânica serve de alimento para as larvas, enquanto os adultos têm vida curta e morrem logo após botar os ovos na água.

— As larvas são abundantes na água e também podemos ver isso na ponte Sambhaji. Essas larvas se alimentam de matéria orgânica de esgoto. Ele é lavado durante as monções. Num dia calmo e sem vento, os enxames aparecem como uma nuvem de fumaça vinda de árvores ou prédios próximos ao rio — finalizou.

Fonte
O Globo
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!