FORÇA DO VALE 40 ANOS
Geral

Universidade do RS se retrata após divulgar palestra com o tema ‘a importância da escravidão na economia mundial’

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) publicou, na quinta-feira (25), uma nota de retratação após uma de suas unidades divulgar a realização de uma palestra com o tema “A importância da escravidão na economia mundial“. Segundo a nota, a instituição é contrária “a qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os direitos humanos”.

“Logo que a divulgação [da palestra] foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é ‘demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo'”, diz a nota assinada pelo reitor Fernando Guaragna Martins (leia a íntegra abaixo).

A UERGS conta com 23 unidades universitárias em 23 municípios de diferentes regiões do estado e 3,7 mil alunos.

Nota da UERGS

Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.

Fernando Guaragna Martins
Reitor da Uergs

Fonte
g1 RS
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!