O número de mortos nas inundações de 29 de outubro na Espanha subiu para 219, e as autoridades registram 93 pessoas desaparecidas, conforme os balanços mais recentes. Anteriormente, os dados apontavam 217 mortos e 89 desaparecidos.
A maioria das vítimas está na Comunidade Valenciana, no leste do país, com 211 mortos confirmados. Em Castela-La Mancha, região vizinha, houve mais sete vítimas fatais. Além disso, uma pessoa faleceu na Andaluzia, no sul, devido ao temporal da semana passada.
As informações foram confirmadas pelo ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, em entrevista à rádio Cadena Ser. O número de desaparecidos pode ainda variar, já que há casos que ainda não foram denunciados e 54 corpos não identificados nas morgues de Valência, cujos dados estão sendo cruzados com os registros de desaparecidos.
O Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, responsável pelo Centro de Integração de Dados (CID), explicou que os desaparecidos são exclusivamente aqueles cujos familiares forneceram informações e amostras biológicas. O CID enfatizou a importância de divulgar dados “objetivos” para combater a desinformação sobre o caso.