Chile suspende alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,5 no sul do país
Evacuação preventiva em Magallanes foi encerrada; tremor também foi sentido no sul da Argentina

As autoridades chilenas suspenderam nesta sexta-feira (2) o alerta de tsunami e a ordem de evacuação para a região costeira de Magallanes, no extremo sul do país. A medida foi tomada após a avaliação de risco do terremoto de magnitude 7,5, registrado no mar, entre o Cabo Horn e a Antártica.
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 8h58 (horário local), a 218 km ao sul de Puerto Williams, com epicentro a 10 km de profundidade, na passagem de Drake, uma das áreas mais austrais do planeta.
Retorno à normalidade
O diretor da agência estadual de desastres de Magallanes, Juan Carlos Andrade, confirmou a suspensão da evacuação:
“A evacuação preventiva terminou. Todos estão voltando e retomando suas atividades. Os setores devem operar normalmente, exceto atividades econômicas na costa.”
Impacto também na Argentina
O tremor também foi sentido no sul da Argentina, principalmente na província de Tierra del Fuego. As autoridades locais chegaram a evacuar preventivamente o vilarejo de Puerto Almanza, como medida de precaução.
Mais cedo, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) havia emitido um alerta vermelho, determinando o esvaziamento da faixa litorânea e das bases antárticas chilenas.