Plural

Semana Mundial do Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

A amamentação é amplamente reconhecida como a forma mais eficaz de nutrir um bebê, proporcionando não apenas os nutrientes essenciais, mas também proteção imunológica essencial para prevenir infecções. Desde sua origem, em 1992, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem sido fundamental para discutir a importância dessa prática e promover apoio às mães, abordando temas anuais que vão 

A campanha deste ano reforça os benefícios da amamentação, que incluem nutrição completa, proteção imunológica, desenvolvimento cognitivo aprimorado e menor risco de obesidade e diabetes para os bebês. Para as mães, a amamentação facilita a recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer, ajuda na perda de peso e fortalece o vínculo emocional com o bebê.

A enfermeira e consultora de amamentação Cristiana Bergmann Sgari destaca que, apesar dos benefícios amplamente reconhecidos, a amamentação pode apresentar desafios. “O conhecimento e o suporte especializado são essenciais para superar as dificuldades e garantir uma amamentação bem-sucedida”, afirma. Cristiana ressalta que problemas como fissuras e empedramento do leite podem levar muitas mulheres a interromper a amamentação precocemente.

Artigos relacionados

Contrário à percepção de que a amamentação é simples e gratuita, a consultora aponta que o processo exige esforço e adaptação da mãe e do bebê, sendo necessário ter uma equipe que possa estar auxiliando não somente a mãe e o bebê, mas a família em si, para evitar uma sobrecarga emocional na mãe.

“Embora a família queira ajudar, muitas vezes essa ajuda se traduz em conselhos inadequados, já que cada criança é única e o que funciona para uma mãe pode não funcionar para outra. É por isso que nós, consultoras, estamos disponíveis para entender cada caso e fornecer o suporte necessário. É essencial que a mãe saiba como amamentar de maneira confortável e adequada” afirma.

Ela também menciona que a tristeza materna, muitas vezes confundida com depressão pós-parto, pode afetar a amamentação e que o suporte de consultores de amamentação é essencial para superar essas dificuldades, oferecendo orientação e apoio emocional. 

“Ter o apoio de uma consultora vai muito além de aprender a amamentar; muitas vezes, a mulher só quer ser ouvida após enfrentar todos os desafios”, afirma Cristiana.

Foto: Reprodução

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!