A construção do memorial em homenagem às 242 vítimas do incêndio na Boate Kiss começa nesta quarta-feira (10), após 11 anos e seis meses da tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013. O memorial será erguido no mesmo prédio onde funcionava a boate, no centro da cidade.
Um ato simbólico às 9h marcará o início das obras, com a remoção do letreiro e da porta principal. Familiares, sobreviventes, autoridades públicas e moradores locais acompanharão o início dos trabalhos, previstos para durar até as 17h.
Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), destaca a importância do memorial: “A gente entende que o memorial, para além de uma construção feita de tijolo e cimento, é uma construção que se inicia na palavra e carrega muito a história consigo”.
Além do letreiro e do portão, outros objetos serão retirados para compor um acervo que formará uma exposição itinerante, com o objetivo de preservar a memória e conscientizar sobre a tragédia.
A primeira etapa das obras inclui:
- Definição dos itens que farão parte do acervo do memorial da AVTSM;
- Remoção do telhado;
- Classificação dos resíduos para retirada por uma empresa especializada;
- Abertura de um espaço na entrada central para ingresso de máquinas.
Nos últimos dias, a empresa responsável já removeu alguns itens e colocou tapumes em torno da fachada. O prazo para a entrega do memorial é de oito meses.