
Os golpes virtuais têm se multiplicado, e as fraudes envolvendo o Pix estão entre as mais aplicadas por criminosos. O delegado Alex Assmann, da Delegacia de Polícia de Encantado, alerta para a necessidade de cautela ao realizar transferências e reforça que vítimas de golpes podem contar com o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para tentar recuperar valores enviados a fraudadores.
Ferramenta permite reaver dinheiro em caso de fraude ou falha operacional
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um recurso criado pelo Banco Central para facilitar a devolução de valores enviados via Pix em casos de golpes, fraudes ou erros operacionais. O objetivo é aumentar as chances da vítima recuperar o dinheiro.
Como funciona o MED?
Se você foi vítima de um golpe ou fraude, é possível acionar o MED dentro do prazo de até 80 dias após a transação. O processo ocorre da seguinte forma:
1️⃣ Registrar a reclamação no banco ou instituição financeira onde o Pix foi feito.
2️⃣ A instituição avalia o caso e, se ele se enquadrar no MED, os valores na conta do recebedor são bloqueados temporariamente.
3️⃣ A análise dura até 7 dias. Se não houver indícios de fraude, os valores são desbloqueados para o recebedor.
4️⃣ Caso seja confirmada a fraude, a devolução do dinheiro (total ou parcial) ocorre em até 96 horas.
Quando o MED também pode ser utilizado?
Além de fraudes e golpes, o MED pode ser acionado em caso de falha operacional no sistema Pix da instituição financeira. Isso inclui, por exemplo, transações duplicadas.
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A instituição avalia se houve erro.
Caso confirmado, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.
Principais golpes com Pix
Os criminosos utilizam diferentes estratégias para enganar vítimas. Entre os golpes mais comuns estão:
🔹 Falsos contatos de amigos e familiares
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Golpistas criam perfis falsos ou clonam números de WhatsApp, fingindo ser conhecidos da vítima.
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Pedem transferências urgentes, alegando emergências.
🔹 Falsos boletos e cobranças
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Golpistas enviam boletos fraudulentos por e-mail, WhatsApp ou SMS.
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Empresas e bancos não costumam solicitar pagamentos por essas vias.
🔹 QR Codes fraudulentos
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Criminosos divulgam códigos QR falsos em anúncios online.
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O pagamento vai direto para contas de fraudadores.
🔹 Golpe do falso suporte bancário
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Estelionatários ligam ou enviam mensagens fingindo ser do banco da vítima.
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Pedem dados pessoais e convencem a vítima a fazer transferências.
🔹 Golpe do falso prêmio
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A vítima recebe um contato informando que ganhou um prêmio, mas precisa pagar taxas via Pix para resgatá-lo.
Como se proteger de golpes
✔ Desconfie de contatos inesperados
Se um amigo ou familiar pedir dinheiro, tente confirmar por ligação antes de transferir.
✔ Verifique informações
Se receber boletos ou pedidos de pagamento, consulte diretamente a empresa ou pessoa envolvida.
✔ Não clique em links suspeitos
Criminosos enviam mensagens falsas para capturar seus dados. Sempre acesse sites oficiais digitando o endereço no navegador.
✔ Habilite a autenticação em dois fatores
A proteção extra dificulta que sua conta seja acessada por criminosos.
✔ Evite expor dados pessoais nas redes sociais
Informações como telefone e documentos podem ser usados em golpes.
Fez um pix, mas acha que foi vítima de golpe? Veja o que fazer
- Fale com seu banco o quanto antes pelo aplicativo ou pelos canais tradicionais
- Seu banco irá avisar ao banco do suposto golpista em, no máximo, meia hora
- O banco do suposto golpista bloqueia o valor (se não tiver o valor total, o bloqueio é parcial)
- Os dois bancos têm até 7 dias corridos para analisar o caso.
- Se não foi golpe: O valor é liberado ao receber
- Se foi golpe: O valor é devolvido à vítima em até 96 horas após a análise.