Jovem é preso por contrabando de cigarros eletrônicos em cidade do RS na fronteira com o Uruguai, diz PF
Suspeito de 19 anos venderia produtos em loja física em Santa Vitória do Palmar e pelas redes sociais. Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, conforme Anvisa
Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante, nesta terça-feira (28), por suspeita de contrabando de cigarros eletrônicos em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. Segundo a Polícia Federal (PF), os itens eram vendidos em uma loja física e nas redes sociais.
O hábito de fumar cigarros eletrônicos é conhecido como vaping. Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, conforme norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O suspeito seria proprietário da loja. Ele foi detido em sua residência, onde os policias encontraram a mercadoria. Ele é suspeito de importar ou exportar mercadoria proibida e de vender, expor à venda e manter em depósito os produtos.
Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Vitória do Palmar, com o apoio da Receita Federal. A carga apreendida não foi contabilizada porque foi lacrada pelos agentes.
A investigação teve início em novembro de 2022. A PF identificou a empresa que, além de sua sede física, utilizava livremente plataformas digitais em redes sociais para a vender os cigarros eletrônicos.
A Anvisa é responsável por fiscalizar as vendas online dos cigarros, em conjunto com as vigilâncias sanitárias. A venda em lojas físicas pode ser denunciada para a Vigilância Sanitária do município.