Na última segunda-feira (23), a Câmara de Vereadores de Encantado aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 014/2023, apresentado pela bancada do PSDB, que estabelece o “Dia do Voluntário” no município. A data escolhida, 5 de setembro, homenageia os voluntários que forneceram apoio durante a pior enchente registrada, prestando assistência de resgate e doações para os afetados.
Os parlamentares acreditam que a iniciativa irá fomentar ainda mais a participação da população em atividades voluntárias na cidade, fortalecendo o laço social e a cidadania. “A comunidade encantadense jamais irá esquecer a solidariedade dos bravos voluntários”, destacam.
Conforme o texto fica estabelecido que, na data celebrada, às entidades que atuam com trabalhos voluntários poderão solicitar a concessão de honrarias e homenagens a pessoas que se destacam nestas atividades. Ao Poder Público caberá o incentivo a eventos e campanhas de conscientização sobre a importância do trabalho voluntário para a sociedade
Demais projetos aprovados
Foi aprovado por sete votos favoráveis e um contrário do vereador Roberto Salton (PDT), o projeto de lei Complementar nº 009/2023, que altera a Lei Municipal n° 2019, de 17 de março de 1999, para enquadrar o transporte de cadáveres humanos para outros municípios nas taxas de expediente previstas no código tributário municipal, cria a taxa de velamento na Lei n° 1222/83 para funerárias com sede em outros municípios, e dá outras providências.
E aprovados por unanimidade dos vereadores presentes, o projeto de lei nº 083/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir créditos suplementares no valor de R$ 1,3 milhão junto a Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente. O projeto de lei nº 084/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 1 mil.
Diego Pretto sugere formação do Conselho Municipal da Defesa Civil
O parlamentar Diego Augusto Da Rosa Pretto (PP) propôs ao Executivo a criação de medidas abrangentes para fortalecer a segurança e prevenção de desastres no município. Suas sugestões incluem a formação do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa Civil, o status de Secretário Municipal para o Coordenador de Defesa Civil, treinamento de voluntários e aquisição de embarcações e coletes salva-vidas para aprimorar a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos.
Além disso, fez uma segunda recomendação à Mesa Diretora, sugerindo que se convide um representante da Associação Cultural de Encantado para comparecer pessoalmente perante a Câmara Municipal. O objetivo, de acordo com o texto, é permitir que o representante explique detalhes relacionados ao uso do sistema de transferências financeiras PIX, que foi utilizado para ajudar os afetados pelas recentes cheias.
Moção de Pesar
A Câmara de Vereadores, propôs uma moção de pesar aos familiares de Zizane Cristina Radaelli (Gisa), que faleceu no dia 18 de outubro, após complicações de um câncer no estômago. Gisa era sócia-fundadora do Jornal Antena de Encantado.
Tribuna:
Valdecir Cardoso (PP), destacou que esteve visitando as margens do Rio Taquari, onde notou que na beira, onde tem árvores plantadas, o estrago foi pouco. “Onde elas existem e não foram desmatadas, o estrago foi praticamente ilusório e pouco afetou, pelas barreiras que essas árvores formaram”, pontuo.
O vereador ressaltou a importância do município, e a secretária competente, pensarem em realizar a proteção da mata ciliar do Rio. “Juntamente de outros municípios, o setor do meio-ambiente, precisa pensar em fazer uma campanha, através mesmo de voluntariado”, comentou.
Samuel Da Silva (MDB), agradeceu a passagem que teve na câmara nas últimas semanas. “Agradecer aos colegas, funcionários, e a população que são os responsáveis por eu estar aqui”, declarou. Por fim, enfatizou que sempre vai estar à disposição.