A denúncia contra o vereador Antônio Valesan (PTB), conhecido como Pegari, foi arquivada. A presidente do Legislativo, Jaquisele dos Santos, tomou a decisão durante a sessão de segunda-feira (12) devido à falta de quórum necessário para formar a Comissão Processante.
Apenas dois dos vereadores desimpedidos, Paulo Ricardo Facini e Gilvani Bronca, se dispuseram a integrar a comissão. De acordo com o assessor jurídico, Gustavo Mezzomo, seriam necessários pelo menos três membros para prosseguir com a possível cassação de Pegari. “A ausência do quórum mínimo fez com que a única decisão possível fosse o arquivamento da denúncia”, explicou Mezzomo.
Relembre o caso:
A denúncia surgiu após comentários de cunho racista feitos por Pegari em uma sessão da Câmara de Roca Sales, em dezembro do ano passado. Na ocasião, ele criticou uma empresa terceirizada responsável pelo serviço de coleta de entulhos após as enchentes que atingiram a cidade entre setembro e novembro. Pegari afirmou que, caso a empresa continuasse com o serviço inadequado, ele embargaria suas atividades “se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca”.
O caso permaneceu em aberto por quase oito meses. O vereador pediu desculpas, se retrantando no plenário do legislativo dizendo que sua vida e seus atos mostravam que nunca foi racista, reconhecendo que a expressão foi indevida.