Deputado Felipe Camozzato processa Gleisi Hoffmann por campanha “pega o empréstimo do Lula”
Parlamentar acusa ministra de propaganda irregular e pede remoção do conteúdo na Justiça

O deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO-RS) ingressou com uma ação popular contra a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O parlamentar alega que a ministra violou a Constituição, que determina que campanhas do governo tenham caráter exclusivamente educativo e informativo.
O motivo da ação
No último sábado (22), Gleisi Hoffmann publicou um vídeo informativo sobre o novo programa de crédito consignado para o setor privado. O material destaca a possibilidade de trabalhadores acessarem empréstimos com juros reduzidos. No entanto, a peça publicitária utiliza a expressão “pega o empréstimo do Lula”, o que, para Camozzato, caracteriza promoção pessoal do presidente da República.
“Esse programa, em si, já é puro populismo. Para amenizar o caos econômico causado pelo governo, pede-se ao cidadão que se endivide ainda mais. Além disso, chamá-lo de ‘empréstimo do Lula’ é mais uma tentativa de retratar o presidente como salvador da pobreza, quando ele é o responsável por ela”, criticou o deputado.
Camozzato ainda sugeriu que a ministra pode ser processada por improbidade administrativa:
“Se os órgãos de controle estiverem atentos ao seu trabalho, a ação de improbidade contra a ministra já pode ser ajuizada amanhã”.
O que pede a ação
A ação, que tramita na Justiça Federal da 4ª Região, solicita:
-
Suspensão imediata do vídeo e de qualquer outro material similar.
-
Proibição do uso de políticas públicas para promoção pessoal do presidente.
-
Fixação de multa em caso de descumprimento da decisão.
A Justiça ainda não se manifestou sobre o caso.