TRE-RS mostra preocupação com elevado índice de abstenção em algumas cidades gaúchas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) está preocupado com o alto índice de abstenção em algumas cidades do Estado, com destaque para Canoas, que registrou a maior taxa da Região Metropolitana. No município, 31,83% dos eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno, número elevado devido à perda de documentos durante a enchente de maio.
Em resposta, o TRE-RS e a Secretaria de Segurança uniram esforços para acelerar a emissão de novos documentos, que serão entregues a partir do dia 22 de outubro, visando garantir o voto no segundo turno, marcado para o próximo domingo (27).
Além de Canoas, Uruguaiana (33,79%), Santana do Livramento (33,08%) e Itaqui (32,71%) também apresentaram índices elevados de abstenção. Em Porto Alegre, a taxa foi de 31,51%, a mais alta entre as capitais brasileiras.
O presidente do TRE-RS, Voltaire de Lima Moraes, apontou que, além dos danos da enchente, outros fatores como a migração e o desinteresse podem ter influenciado na ausência dos eleitores. O TRE planeja um evento em 2024 para discutir soluções com especialistas de diferentes áreas.
Cinco cidades gaúchas terão segundo turno: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria. A votação ocorrerá das 8h às 17h no próximo domingo.