Muçum teve o trabalho de excelência na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecido durante o Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da APS: Boas Práticas de Gestão, em Brasília, no último dia 16. Conforme levantamento, o município está entre os cinco melhores desempenhos do Brasil, atingindo nota 10, nota máxima.
Na cerimônia na Capital Federal, a secretária municipal da Saúde e Meio Ambiente, Jayana Zanuzo, e a coordenadora da Equipe de Saúde de Muçum, Mariéli Castoldi, receberam das mãos do secretário da Atenção Primária à Saúde (APS), Raphael Câmara, troféu e certificado. “Temos uma equipe qualificada, empenhada e comprometida com a saúde da população. Este reconhecimento é a certeza de que as ações praticadas são as mais adequadas e capazes de gerar efeitos positivos para a saúde e qualidade de vida dos munícipes”, avalia a secretária.
O levantamento levou em conta o resultado dos indicadores analisados no Previne Brasil, o atual modelo de financiamento da APS. O Previne Brasil foi criado em 2019. A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. A avaliação é feita a partir de um índice que soma sete indicadores. Entre eles, consultas de pré-natal, número de gestantes que fizeram exames de sífilis e HIV, atendimentos odontológicos, proporção de mulheres com coleta de cito patológicos, número de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Influenza tipo B e poliomielite, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.
Para Mariéli, o resultado gera orgulho sendo consequência de todas as ações que o município realiza anualmente. Ela conta que os profissionais da Equipe de Saúde têm como hábito acompanhar os indicadores e buscar atingi-los. “O resultado é um conjunto de medidas, que inicia a partir das visitas domiciliares e acompanhamento das agentes comunitárias de saúde. Agora, devemos manter esse resultado e trabalhar cada vez mais pra melhorar a saúde da nossa população”, projeta.