Palavra do LeitorPolíticaSaúde

Nossa vida Fake, recheada de News – por Jones Fiegenbaum

Recentemente o Hospital de Guaporé emitiu uma nota pública esclarecendo que não recebe benefício pelos óbitos causados pela Covid-19.

Siga o FV no Instagram

Por Jones Fiegenbaum

A informação foi analisada pela Agência Lupa e confirmada que é falsa. O Ministério da Saúde, em nota, informou que não repassa verba aos estados e municípios por registro de morte por Covid-19.

A distribuição dos recursos para o combate à pandemia é feita proporcionalmente ao número de habitantes de cada estado.

Quando um hospital precisa se posicionar contra inverdades e fake news, para manter seu trabalho em ordem, significa que a sociedade atingiu um nível alto em sua mediocridade.

Internet não é terra sem lei. Fake news não é liberdade de expressão. Inventar notícias falsas para manipular acontecimentos de grandes proporções tem consequências gravíssimas, como manipular o rumo de eleições, plebiscitos e conceitos corriqueiros da sociedade.

Jones Fiegenbaun

Todos sabem que o governo federal atual tem grande articulação com fake news. Isso não é liberdade de expressão, isso por si só é crime de peculato, improbidade administrativa, fora o fato da própria fake news ser um ato criminoso, que deve o Hospital de sim ser regido por lei.

Só criticam a regulamentação das fake news aqueles que de alguma forma tiram proveito da veiculação de notícias falsas. Da mesma forma que o cidadão que brada que isso é “ditadura” o faz porque o Brasil chegou a um ponto onde a discussão política virou torcida, representante político virou time de futebol.

Se tu me difama pessoalmente com alguma mentira, que me prejudica, eu vou querer buscar meus direitos e te incriminar pela difamação/injúria. Agora, se uma conta anônima ou algum site sem responsáveis faz o mesmo, tá tudo certo porque na internet é liberdade de expressão? E aí, o que se faz? Vou recorrer a justiça para tirar a publicação do ar? Tá, e todos os compartilhamentos, a repercussão e as consequências geradas pela veiculação da notícia falsa, o que se faz?

Precisamos acreditar nas instituições, precisamos acreditar nas medidas de segurança e prevenção divulgadas pelos órgãos oficiais. Essa doença ainda não tem cura, mas podemos e devemos nos proteger e diminuir ao máximo a dispersão do vírus e contaminação das pessoas.

Dália Alimentos
Publicidade

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!