A campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, denominada de Setembro Amarelo, foi de muitas ações relacionadas à valorização da vida. Durante este mês, a secretaria de Saúde com o apoio do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial Casa Branca, promoveram diversas atividades como forma de informação.
Entre as atividades, palestras em igrejas, bate-papo no rádio sobre o tema com o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, distribuição de flyer de conscientização aos alunos das escolas municipais, além de uma caminhada pelas ruas centrais do município que teve por objetivo sensibilizar e chamar a atenção para a causa. Na ocasião, material explicativo sobre o assunto também foi entregue aos comerciantes.
A equipe do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial Casa Branca notou um aumento na procura dos atendimentos. “Este aumento está relacionado à divulgação do nosso trabalho. Estamos felizes em poder ajudar mais habitantes do município e poder conscientizá-los sobre a importância do assunto”, afirma o enfermeiro Rogério Nunes.
A unidade conta com o acolhimento e avaliação de profissionais capacitados a fim de encaminhar o paciente ao tratamento adequado. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar de sete profissionais entre psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros. O atendimento ocorre das 7h às 12h e das 13h às 17h. Além disso, o espaço conta com a parceria do setor de psiquiatria do Hospital São José.