A Prefeitura de Encantado deu início a um projeto para garantir o abastecimento de água ao Complexo do Cristo Protetor e ao Jardim do Acolhimento, um espaço arquitetônico elaborado pela administração municipal, com cerca de 30 mil metros quadrados que antecede à chegada ao monumento religioso.
Nesta terça-feira (7), a perfuração do poço artesiano atingiu uma profundidade de 524 metros, marcando um avanço significativo no processo. O poço, que está sendo perfurado nas proximidades do Complexo Cristo Protetor, é uma medida importante para atender às demandas do fornecimento de água no Morro das Antenas, considerando o número crescente de visitantes e a importância da manutenção dos espaços verdes ao redor.
A engenheira da prefeitura de Encantado, Ana Delsa Tronco Civardi, responsável pelo projeto, explicou que a perfuração já está próxima do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce da América do Sul. “Faltam poucos metros para atingirmos o Aquífero, e uma vez que o alcancemos, esperamos garantir uma vazão de 20 metros cúbicos por hora. Essa quantidade de água será suficiente para atender às necessidades do Complexo do Cristo Protetor e do Jardim do Acolhimento”, afirmou. A estimativa é que os trabalhos sejam finalizados até o final de semana.
A construção desse poço artesiano é uma iniciativa estratégica para garantir o abastecimento de água em uma área que se tornou, desde 2021, um importante ponto turístico e espiritual no Rio Grande do Sul.