Como os arco-íris são formados e quantas cores eles têm?
Os tons que os seres humanos enxergam e os que realmente são produzidos pela refração e reflexão da luz são duas coisas diferentes
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define o arco-íris como um “grupo de arcos concêntricos com cores que vão do violeta ao vermelho e que são produzidos na atmosfera sobre uma “tela” de gotículas de água (chuva, garoa ou neblina) com a luz do sol ou da lua” .
Mas por que ele é gerado? “Esse fenômeno se deve principalmente à refração e reflexão da luz. Quando o Sol gera um arco-íris, as cores normalmente são brilhantes. Quando a fonte é a luz da lua, as cores são bem mais fracas ou às vezes imperceptíveis” , comenta a OMM.
Convém explicar que a reflexão e a refração são diferentes fenômenos físicos experimentados por um raio de luz. Na reflexão, o raio de luz reflete sobre uma superfície, isto é, não passa através dela. Já na refração, o raio de luz que passa de um meio para outro muda seu ângulo de propagação.
Sol, chuva e arco-íris
Geralmente, o arco-íris aparece ao pôr do sol ou nascer do sol, quando ainda está chovendo, em um local que recebe os raios solares, devido ao ângulo em que o Sol está localizado nesses horários do dia.
Depois de penetrarem na gota d’água, os raios colidem com a parede interna da gota, de modo que são refletidos de volta, saindo quase na mesma direção por onde entraram. Pela mesma razão, em geral, o observador de um arco-íris se encontra de costas para o Sol e de frente para as precipitações.
A tudo isso, os arco-íris têm uma forma circular, mas como normalmente os observamos de baixo vemos apenas um arco, daí seu nome. Então, como visualizá-los completamente? Para ver o arco-íris circular devemos subir até um local muito alto, seja um edifício, uma montanha ou ver de um avião.
Quantas cores tem o arco-íris?
Convenhamos que no arco-íris existe um gradiente contínuo de cores, podendo-se ver centenas de tonalidades. No entanto, devido às nossas qualidades óticas, os seres humanos percebem 7 cores, começando pelo vermelho na extremidade superior e terminando em violeta na parte inferior.
Não só durante o dia se pode apreciar a beleza de um arco-íris, como também existem os lunares que aparecem sob condições ambientais muito específicas. Por exemplo, em uma área com garoa e lua cheia no ângulo indicado, embora geralmente as cores dessa formação sejam muito mais suaves do que durante o dia.