Turquia impõe o próprio acesso à União Europeia como condição para adesão da Suécia à Otan
A Turquia impôs nesta segunda-feira (10) como condição para desbloquear a adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) seu próprio acesso à União Europeia (UE), na véspera de uma reunião de cúpula decisiva da Aliança Atlântica na Lituânia, concentrada no apoio militar à Ucrânia ante a invasão russa.
Em relação à adesão da Ucrânia à aliança militar, a organização deve eliminar um importante obstáculo no processo: a exigência do chamado Plano de Ação para a Adesão, um dispositivo que estabelece uma série de objetivos de reforma.
Um funcionário ocidental da aliança afirmou que os aliados “estão dispostos” a eliminar essa exigência para a candidatura de adesão da Ucrânia. O plano “é apenas uma das etapas do processo de adesão à Otan. Mesmo que seja eliminado, a Ucrânia terá de fazer outras reformas antes de ingressar na Otan”, disse a mesma fonte. O ingresso a curto prazo parece, no entanto, descartado. As negociações entre Turquia e UE estão bloqueadas há vários anos.