Uma égua resgatada por voluntárias do grupo “Vamos à Luta” morreu neste domingo (21), devido aos maus-tratos sofridos. O animal, que pertencia a um proprietário conhecido por negligenciar seus animais, estava há três dias em estado crítico na Linha Gramadinho, Ilópolis, quando recebeu os cuidados das voluntárias e de um veterinário de Soledade.
Moradores locais encontraram a égua em estado grave em uma valeta e contataram as voluntárias, que ajudaram na remoção do animal e chamaram um veterinário para medicá-lo no sábado (20). A população local também auxiliou nos cuidados, chegando a fazer uma fogueira para aquecer a égua. Contudo, apesar dos esforços, o animal não resistiu e faleceu no dia seguinte.
De acordo com as informações, este caso é mais um na lista de ocorrências semelhantes no município, onde a falta de fiscalização e a impunidade são apontadas como causas principais. O grupo registrou todas as informações e pretende encaminhar a documentação à fiscalização municipal.
“Temos um fiscal concursado que está lutando para que a causa seja vista e não mede esforços para que se faça valer a lei contra maus-tratos no município. Depois de muitos anos, conseguimos ter um contato mais próximo com o poder público, mas o trabalho do físcal também se limita”, desabafou uma das voluntárias.
O caso será levado ao conselho de bem-estar animal na próxima reunião, e espera-se que medidas sejam tomadas para evitar novas ocorrências.