A reconstrução da histórica Ponte Brochado da Rocha, que conecta os municípios de Muçum e Roca Sales, entrou em uma etapa importante com o início da colocação das vigas, nesta semana. A obra, viabilizada por um recurso federal no valor de R$ 9,6 milhões, busca restabelecer a conexão interrompida após a destruição da parte rodoviária na enchente de setembro de 2023.
Conduzida pela empresa Traçado, de Erechim, a obra segue um cronograma que prevê a instalação de pelo menos uma viga por dia, totalizando 20 unidades ao final do processo. As próximas fases incluem a instalação das lajes, a concretagem, a finalização da pista e os ajustes finais da estrutura. A previsão de conclusão é até fevereiro de 2025.
Com 289 metros de extensão, a Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha foi inaugurada em 1963 e desempenha um papel crucial para a mobilidade e o desenvolvimento regional, sendo fundamental para a retomada das cidades após os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos.
Atualmente, os moradores utilizam a parte ferroviária para realizar a travessia, enfrentando desafios diários. A conclusão da obra trará não apenas melhores condições de mobilidade, mas também maior segurança e qualidade de vida para a população, que aguarda ansiosamente pela conclusão da obra.