Na última semana, do dia 14 de maio até hoje (21), o número de casos confirmados e ativos da Covid-19 em Encantado quintuplicou. Há uma semana, a cidade registrava 4 pessoas com o vírus ativo; no boletim desta sexta-feira, já são 19.
Esse aumento faz parte da nova onda para a qual se encaminha o Rio Grande do Sul, após semanas de queda nos casos, hospitalizações e mortes. O município não registra óbitos pelo coronavírus há um mês — o último falecimento foi dia 19 de abril.
O Estado passava por um momento de tensão: embora os índices estavam estabilizados, os níveis eram altos. Em Encantado, a UTI do HSBT permanecia em uma média de 60% de ocupação, com 6 leitos ocupados dos 10 disponíveis — na média, 5 pacientes eram de cidades vizinhas.
Nessa semana, o número de doentes em leitos clínicos com confirmação ou suspeita de Covid-19 subiu em 20 das 21 regiões Covid estaduais. O Boletim Covid-19 encantadense mostra que, em 3 dias, quadruplicou o número de pacientes em leitos clínicos: de 1 no dia 18 de maio a 4 hoje. Esses níveis podem, posteriormente, elevar demanda por UTI e a taxa de óbitos.
No entanto, o virologista e professor da Feevale Fernando Spilki acredita que haverá menos mortes em função de parte da população já estar vacinada e da maior proporção de pessoas que adoeceram e já se recuperaram. Mesmo assim, espera-se que o número de casos seja mais expressivo que o do último inverno, com cada vez mais notificações de casos de reinfecção, fato que pode ser agravado pela entrada das variantes indianas e sul-africana na Argentina.