Uma frente fria associada a queda na pressão atmosférica formação de nuvens verticais entre o Paraguai e o Oeste da região e possibilitará chuva forte no Sul do Brasil. Na sexta, a previsão é de pouca chuva na maior parte da região com eventos isolados de forte precipitação. Já no sábado a situação muda, com instabilidade mais ampla desde cedo.
Chuva forte no sábado
Modelos projetam pulsos de chuva forte a torrencial durante a manhã no Oeste e Sul do Paraná, no Centro-Oeste de Santa Catarina e na metade Norte do Rio Grande do Sul, se espalhando ao longo do dia. O volume de precipitação poderá somar mais de 50 mm em 24 horas. De acordo com a MetSul, volumes ao redor de 75 mm a 100 mm poderão ocorrer de forma pontual.
Há possibilidade de granizo miúdo de forma isolada.
No domingo, o tempo segue instável, especialmente na metade Leste, porém a chuva perde intensidade, com acumulados ao redor de 10 a 30 mm.
Umidade proporciona tarde de frio
O tempo úmido, instável e com muitas nuvens no sábado provocará queda na temperatura. Destaca-se que os pontos de maior altitude poderão ter máximas de 10ºC no período “mais quente” do dia. Em muitos municípios a máxima não chegará a casa de 15°C.