#PáginaTrês | Um novo tempo
No 1º de outubro, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, convidou ex-prefeitos da cidade para uma reunião de extrema importância: conversar sobre planos para a recuperação do município após o ciclone que assolou a região nos dias 04 e 05 de setembro.
HABITAÇÃO
A cidade de Encantado foi duramente afetada pela tempestade que atingiu a região e os estragos foram enormes. Conforme levantamentos preliminares, cerca de 200 moradias foram destruídas pela catástrofe climática, e já existe a iniciativa por parte da Administração Municipal com a construção de três prédios (48 apartamentos) e 100 casas.
ECONOMIA
O Sebrae apurou que as empresas pesquisadas tiveram perdas totais de R$ 223 milhões. Esse valor coloca Encantado como o município com maior prejuízo na região do Vale do Taquari.
Diante dessa situação, os representantes políticos se reuniram para dialogar sobre os próximos passos a serem tomados para a recuperação da cidade. “É hora de unir as forças para ajudar a população de Encantado e reerguer a cidade”, salientou Jonas. Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos como a liberação de recursos para a reconstrução, realização de obras de prevenção para evitar novos incidentes como esse, realocação das famílias e retorno seguro dos moradores para as suas casas, incentivos fiscais para as empresas se restabelecerem e ações de conscientização para a população ajudar no processo de recuperação.
UNIÃO
Os ex-prefeitos e vices se colocaram à disposição para ajudar no que for necessário, demonstrando que todos precisam se unir para conseguir superar essa situação difícil. A população encantadense se mostra ansiosa pela retomada da cidade. Dessa forma, esperam ter um futuro mais próspero e seguro, com menos prejuízos e mais possibilidades de crescimento, como acontecia anteriormente ao ciclone.
MOMENTO ÍMPAR
Mais de três décadas de gestão pública estão na foto que ilustra essa matéria. Em todas as administrações ocorreram enchentes, mas nenhuma tão grande quanto esta. A foto simboliza muito! Todos juntos, neste momento, nos mostra que é só com todos olhando para a mesma direção será possível vencer os desdobramentos dessa tragédia. A luta está só começando.
HUMILDADE E GRANDEZA
Jonas Calvi teve um ato de grandeza ao convidar e o gesto foi reconhecido, pois recebeu o apoio, o conhecimento e a solidariedade dos ex mandatários que foram ao seu encontro, numa tarde de domingo para ouvir, sugerir e apoiar.
ABENÇOA CRISTO
Certamente a carga seria menor se o prefeito tivesse o vice para dividir as preocupações e afazeres diante da proporção deste desastre. Nestes quatro anos Jonas já enfrentou situações que nenhum outro prefeito enfrentou. Começou com a pandemia, onde se perdeu muitas vidas. Nesse período também perdeu seu companheiro de chapa, causando comoção no Município. Neste ano veio a dengue e Encantado sofreu muito com a epidemia. Em agosto a tempestade de granizo atingiu várias localidades e o ciclone do 4 de setembro ainda parece um pesadelo.
Mantenha-se firme prefeito e que o Cristo Protetor nos abençoe.
Seguro inseguro
O drama agora é receber o seguro. Conforme a Defesa Civil, nas três esferas do governo, ficou denominada a tragédia do dia 4 por ciclone extratropical que provocou os alagamentos.
Algumas seguradoras estão negando o pagamento, inclusive para os clientes que tem na apólice a cobertura de ciclones. É nosso caso aqui no jornal. A seguradora HDI foi super solicita em mandar em tempo recorde o perito para avaliar os estragos, e muito mais rápida ainda para negar o pagamento.
O que não é o caso da seguradora da Caixa Econômica Federal. Vários clientes inclusive já receberam.
Maneco
O Secretário de Comunicação da Presidência da República, ex-prefeito de Taquari, Maneco Hanssem, esteve ontem em Encantado. Disse que fotos e vídeos não conseguem dimensionar a tragédia vivida. Mencionou que três comitivas do governo federal estiveram na região e testemunharam de perto o que aconteceu e que viram esperança nos rostos das pessoas, esperança de reconstrução.
Maneco disse também que não gostaria de estar no lugar dos prefeitos, e reconheceu o grande trabalho que estão realizando. Ele reconheceu que o governo não está conseguindo atender às demandas na velocidade desejada, mas afirmou que o governo espera cumprir 99% dos compromissos assumidos.
“Abobada da enchente 2”
Não estamos sozinhos. Foram muitos “abobados da enchente” que me procuraram relatando as situações vividas na tragédia do dia 4 de setembro. E não tem como não rir das cenas descritas. Portanto, que ninguém fique constrangido em rir da minha cena patética. É pra rir mesmo.
Uma amiga me disse que fez exatamente igual a mim. “Quando a água começou a chegar próximo a minha casa, peguei um jogo de lençol e fui dormir na casa da vizinha” . Coisa de ofender a vizinha que ofereceu pernoite completo, com direito a lençóis. Te entendo amiga!
Livia Oselame assume a presidência do PT de Encantado
No último sábado, o Diretório Municipal do PT se reuniu na Câmara Municipal de Vereadores de Encantado para eleger a nova executiva. Cerca de trinta pessoas, entre filiados e simpatizantes, estiveram presentes no evento.
Lívia Oselame, foi eleita a presidente e destacou o objetivo de fortalecer o partido e ampliar sua base de apoio, visando à presença do PT nas eleições municipais do próximo ano.
EXECUTIVA
Presidente: Lívia Oselame
Vice-presidente: Leonardo de Souza Dutra
Secretário de Relações Institucionais: Francisco Toriani
Secretário de Comunicação: César Husak
Secretário de Movimentos Populares: Karoline de Castro
Secretário de Formação: Marcos César Cadore
Secretário de Organização: Roberto Pretto
Secretário de Finanças e Planejamento: Fabiane Scavazza (
PT Jovem: Ben-Hur Bertuol
PT Mulher: Bruna Klunck