O aluno não consegue ficar muito tempo parado diante do quadro. A dificuldade dos estudantes com o retorno à rotina das aulas presenciais, é um hábito que precisa ser reconstruído após dois anos de ensino remoto. O cenário era esperado, já que a escola é um dos principais ambientes de aprendizagem social do ser humano. O dilema é ainda maior no Brasil, um dos países que por mais tempo permaneceram com as instituições de ensino fechadas.
Agora, é necessário paciência para que os jovens voltem a saber se comportar em sala de aula. É um processo que vai levar tempo. Segundo psicopedagogos, “é uma grande perda na vida da criança”. Há especialistas que afirmam que os danos causados pela pandemia são irreversíveis, como a recuperação de conteúdos ou de hábitos sociais.
O que preocupa os profissionais da área é principalmente o fascínio dos jovens pelo celular. O excesso de redes sociais e jogos virtuais fizeram com que os alunos adquirissem hábitos nocivos. Disfunções psicológicas, cognitivas e sociais são alguns dos problemas acarretados pelo uso exacerbado das mídias. Muitos alunos perderam o interesse pelas disciplinas escolares, como há aqueles que abandonaram as salas de aula. Segundo um levantamento da organização Todos Pela Educação, os dados de 2021 registraram um crescimento de 171,1% na evasão escolar em relação a 2019 no Brasil.
“Há casos e casos”
Não se pode generalizar: há alunos que passaram por grandes dificuldades durante o ensino na pandemia, como há aqueles que passaram pelo período de forma amena. De todo modo, os alunos de 6 a 7 anos, na fase da alfabetização, sofreram os maiores reflexos. As famílias não estavam preparadas pedagogicamente (e psicologicamente) para manter as crianças em casa todos os dias, tampouco auxiliar no seu processo de letramento.
Com o retorno ao ensino presencial, as escolas estão empenhadas para resgatar o estudante. Mediante a diversos projetos em turnos integrais e esforço redobrado dos professores, os alunos relembram aos poucos sua rotina pré-pandêmica.
A região de Encantado, por exemplo, sobressaiu-se diante do período. As instituições buscaram soluções pertinentes frente aos problemas e responderam ao recesso com mais inovação, conseguindo o retorno de quase 100% dos estudantes às salas de aula.