FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEventos

Estátua do Padre Aroldo Murer será inaugurada no domingo junto ao Santuário de Fátima

A devoção por Nossa Senhora de Fátima cruzou o oceano e ganhou força no Brasil. Em julho de 1953, motivado pela grande adoração dos fiéis, o Padre Aroldo Murer, imigrante italiano, solicitou a permissão do Bispo de Porto Alegre para transformar a Capela de São Joaquim (feita de madeira, inaugurada em 1926), localidade do bairro Lajeadinho, em um Santuário dedicado à Virgem Maria.

Padre Aroldo Murer

A autorização aconteceu e a obra tomou forma no terreno doado por Osvaldo Zart.

A planta arquitetônica para a construção, Padre Aroldo trouxe da Itália e, de Portugal, trouxe a imagem da padroeira. Muitos moradores auxiliaram na edificação, promovendo eventos e doando seu patrimônio para a concretização do Santuário. Em 28 de outubro de 1962, a imagem foi abençoada e realocada para a Igreja recém construída.

  • Padre Aroldo nasceu em Paderno Del Grappa, Treviso na Itália, no dia 06 de dezembro de 1908 e morreu em Encantado no dia 02 de abril de 1996.

Em Encantado, foi pároco, idealizou e monitorou a construção do Santuário de Fátima. Esteve presente e participou de grandes iniciativas da comunidade.

Dizia que quando morrese queria ser enterrado alí, junto ao Santuário, mas desistiu quando foi construído o Pavilhão da Comunidade alegando que no final das festas a juventude poderia namorar em cima de seu túmulo.

Ele foi enterrado no Cemitério Santo Antão e agora a comunidade do Bairro Lajeadinho quer lhe prestar uma homenagem eternizando seu legado através do monumento.

Obra patrocinada por grupo de amigos

A moradora Fabiana Dahm lembrou de uma conversa com o ex prefeito Adroaldo Conzatti que havia liderado a reforma do Santuário, que era justo fazer essa homenagem. Fabiana conversou com o amigo Eldo Orlandini que mobilizou outras pessoas.

“Primeiramente queremos agradecer o presidente da comunidade, Gilmar da Rosa que prontamente ouviu seus pares e autorizaram a construção da estátua do Padre Aroldo Murer, agradecer o escultor Olir Francisco Dutra que foi generoso no preço. Dizer que a obra tem a licença da Paróquia, da Prefeitura e da Comunidade”, destaca Eldo.

A estátua foi patrocinada por Rogério, Luis Henrique e Gilson Conzatti, Casemiro Frigeri, Gilberto Bresolin, Jandir Passaia e Eldo Orlandini.

A inauguração do momumento será neste domingo, dia 24, às 11 horas logo após a missa de São Joaquim, primeiro padroeiro do Lajeadinho.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!