Novas regras para tirar a CNH entram em vigor no RS a partir desta segunda-feira
Carga horária de aulas práticas foi reduzida e curso teórico pode ser feito online; exames seguem modelo antigo por enquanto

As novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começaram a valer no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (5). O modelo agora permite curso teórico digital e menos aulas práticas, mas exames seguem temporariamente no formato anterior.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) anunciou que os candidatos à CNH já podem iniciar o processo com base nas novas normas federais, embora a implantação seja feita de forma híbrida. Isso significa que parte das regras anteriores ainda permanece válida até que os sistemas sejam totalmente atualizados.
A medida segue alterações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e busca facilitar o acesso ao processo de habilitação, mantendo requisitos mínimos para a formação de condutores.
Entre as principais mudanças estão:
-
Curso teórico online e gratuito, disponível no aplicativo Gov.br
-
Apenas duas aulas práticas obrigatórias, com possibilidade de treinar mais, se desejar
-
Possibilidade futura de usar carro próprio e contratar instrutores autônomos (ainda sem regulamentação)
-
Exame toxicológico para a 1ª habilitação de A ou B será exigido somente após norma específica do Contran
Modelo híbrido
Por enquanto, a prova teórica e o exame prático de direção seguem os formatos antigos, já que ainda não houve atualização da Senatran no banco de questões e no manual de exames. A expectativa é que essas etapas sejam reformuladas nos próximos meses.
Segundo o DetranRS, candidatos já podiam realizar a coleta biométrica nos CFCs e agora podem agendar o exame teórico, mesmo que ainda pelo modelo tradicional.
O órgão afirma que não houve tempo para transição completa, o que exige adaptações gradativas por parte dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em todo o estado.






