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Banco Central lança botão de contestação no Pix para casos de fraude

Ferramenta permite acionar o Mecanismo Especial de Devolução de forma digital, mas não vale para erros ou arrependimentos

A partir desta quarta-feira (1º), entra em funcionamento o “botão de contestação” no sistema Pix, destinado a usuários que foram vítimas de golpes, fraudes ou transferências sob coerção. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30) pelo Banco Central (BC).

O novo recurso digitaliza o acesso ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), sem a necessidade de interação humana, e estará disponível diretamente nos aplicativos das instituições financeiras.


Como funciona o botão de contestação

  • O usuário contesta a transação diretamente no app do banco.

  • O sistema envia um alerta ao banco do destinatário (suposto golpista).

  • Caso o valor ainda esteja na conta, ele é bloqueado total ou parcialmente.

  • Os bancos têm até 7 dias para avaliar a denúncia.

  • Se confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido em até 11 dias após o pedido.

 “O botão não serve para casos de erro de digitação, arrependimento ou disputas comerciais”, destacou o Banco Central. 


Limitações do sistema

O BC reforça que o botão não deve ser usado em situações como:

  • Arrependimento da transferência

  • Erros no valor ou na chave Pix

  • Conflitos em compras, entregas ou serviços

  • Casos que envolvem terceiros de boa-fé

O foco da ferramenta é conter transferências indevidas praticadas com dolo, violência ou engano.

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