Há 83 anos, no dia de hoje, um grupo de empresários da cidade unia-se na criação de uma entidade que os representasse. O objetivo era somar forças diante da busca de novas oportunidades para a classe empresarial de Encantado. Surgia a Associação Comercial e Industrial do município.
Em pouco mais de oito décadas de existência e forte atuação, foram inúmeras as conquistas obtidas por meio de movimentos sociais e econômicos, tendo como linha mestra os interesses de desenvolvimento das empresas associadas. “São 83 anos de história, unindo e liderando os empreendedores de Encantado, promovendo o associativismo e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da coletividade”, diz o presidente, Álex Herold.
Consolidada como uma das principais entidades representativas do Vale do Taquari, a Aci-e, no seu aniversário, agradece a todos que contribuíram para que possa comemorar essa data com orgulho de ser o que é: firme em seus propósitos, com mais de 300 associados com relações duradouras com a entidade.
“Percebemos a Aci-e totalmente respaldada pelo seu quadro social para atuar da maneira que atua na defesa dos interesses dos empreendedores de Encantado”, destaca Álex.
Dotada de boa infraestrutura tanto física quanto de serviços, a entidade conta com um conselho representativo composto por 11 pessoas e uma equipe de trabalho composta por seis profissionais qualificados, “fazendo tudo funcionar.”
O aniversário também está sendo comemorado com o trabalho de revisar seu Planejamento Estratégico, visando ampliar e aprimorar a representatividade dos empreendedores, impulsionar o empreendedorismo por meio de serviços qualificados, promover outros eventos de impacto econômico e social, a exemplo da Suinofest, unir o setor produtivo local ainda mais e promover a integração do Vale do Taquari. “Tudo isso de modo desafiador, levando em conta o avanço tecnológico que nos apresenta transformações constantes”, destaca o presidente.
Pautas da atualidade
Entre as pautas atuais estão: contribuir para a implantação do Programa de Desenvolvimento Local (o Prodel), para a formação do ecossistema de inovação e para que Encantado se torne uma cidade turística. “Temos como desafio e oportunidade, a viabilidade e competitividade de todos os segmentos que fazem parte da nossa história e deixar Encantado inserida num ecossistema de inovação para que possa acompanhar toda a transformação gerada pela nova revolução industrial movida pela revolução digital”, completa Herold.