Em 17 de junho de 1888, nasceu Alfonso Bialetti, autor de uma das maiores obras de engenharia de todos os tempos. A Moka é uma cafeteira que faz café ao passar água fervida pressurizada e vapor do café moído.
A invenção foi patenteada na Itália pelo inventor Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa Bialetti continua produzindo o mesmo modelo, chamado de “Moka Express”.
A cafeteira Moka tornou-se um dos itens básicos da cultura Italiana a nível mundial e existe em diferentes tamanhos, que podem preparar entre 1 e 18 xícaras de 50 ml. O desenho original era de alumínio com alça de baquelite.
Café Moka em comparação ao café coado
O sabor do café expresso de uma cafeteira sobre uma fonte de calor depende muito do grão de café, o ponto de torra, a finura da moagem e o nível de calor utilizado. Dado que se gera pressão, a mistura de água e vapor alcança temperaturas superiores aos 100 °C, extraindo assim maior quantidade de óleo do café, fazendo com que fique mais encorpado o sabor do que nas cafeteiras de coar.
Existe a ideia de que o expresso é uma bebida com, além de maior sabor, mais cafeína. No entanto, o café coado, ao ter maior tempo de exposição do café à água, também extrai uma quantidade importante de cafeína.