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RS tem 380 mil pontos sem energia elétrica após passagem de ciclone extratropical

Rio Grande do Sul tem 380 mil pontos sem energia elétrica em decorrência da passagem de um novo ciclone extratropical pelo Estado. O último balanço da RGE, divulgado por volta das 7h10min desta sexta-feira (14), aponta 23 mil clientes afetados na área de cobertura da empresa. A maior concentração de afetados está na região da Serra. O número anterior era de 33 mil. Já a CEEE Equatorial, conforme levantamento mais recente, das 7h30min, são 357 mil pontos sem luz. A maioria está na região sul do Estado. Na noite de ontem, o número chegava a 715 mil clientes afetados da empresa.

Segundo detalhamento da CEEE, são 105 mil clientes com fornecimento interrompido na Região Sul: Pelotas (70 mil), Canguçu (8 mil), Capão do Leão (11 mil) e Jaguarão (4 mil). No Litoral Norte, são 91 mil: Tramandaí (21 mil), Osório (5 mil), Imbé (6 mil), Torres (7 mil), Santo Antônio da Patrulha (14 mil), Capão da Canoa (6 mil), Cidreira (3 mil) e Maquiné (5 mil). Na Região Metropolitana, são 41 mil: Porto Alegre (14 mil), Viamão (17 mil), Alvorada (3 mil) e Guaíba (1 mil). No Litoral Sul, são 63 mil: Rio Grande (51 mil) e São José do Norte (7 mil). No Centro-Sul, são 47 mil: Camaquã: (14 mil), São Lourenço do Sul (10 mil), Arambaré (04 mil) e Cristal (3,5 mil). Já na Campanha, são 12 mil: Bagé (3,5 mil) e Lavras do Sul (4 mil) e Pedras Altas (1 mil).

Morador do bairro São Caetano, no extremo sul de Porto Alegre, o compositor musical Felipe Weber relata que está a 27 horas sem luz em sua residência. Por ter poço artesiano, assim como vizinhos, a situação faz com que fiquem também sem água. A internet e o sinal de telefone também ficam prejudicados, afirma.

Segundo ele, a região é rural e a quantidade de árvores costuma criar problemas para a fiação. Nos outros dois ciclones já registrados nas últimas semanas, sua residência também ficou sem luz: em junho, isso aconteceu por três dias, já no fenômeno do início de julho, foram 24 horas.

No bairro Sítio São José, em Viamão, o pedreiro autônomo Paulo Fernando Ramos de Almeida conta que ficou das 5h às 18h da quinta-feira (13) sem luz em sua casa. Ele também ficou sem água. Nas outras duas ocorrências de ciclone, foram cinco e dois dias sem energia elétrica, respectivamente.

A  CEEE Grupo Equatorial Energia reafirma que a operação para a recomposição total do abastecimento de energia segue com o trabalho constante de todas as equipes em campo.  Com início na quarta-feira (12), o evento climatológico apresentou maior intensidade na quinta-feira (13) com chuvas de aproximadamente 100 mm e rajadas de ventos de até 140 km/h.

A RGE informou que, devido à atuação do ciclone, galhos e árvores de grande porte danificaram a rede, prejudicando o fornecimento de energia em diversos pontos da área de concessão. As equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento aos clientes atingidos no menor tempo possível.

A empresa alerta, ainda, que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.

Como pedir ajuda

RGE
SMS: se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
WhatsApp: (51) 99955-0002
Site
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800-970-0900

Fonte
GZH
Agro Dália

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