Cratera na freeway segue sem previsão de reparo
A CCR ViaSul informou nesta segunda-feira (18) que não há prazo definido para o fechamento da cratera que se abriu no km 46 da freeway no domingo (17). A abertura da cratera, causada por uma fenda no sistema de drenagem subterrânea que resultou no rompimento de uma galeria, provocou congestionamentos que ultrapassaram 40 quilômetros no retorno do feriadão.
Equipes escavaram o local ao longo do dia, identificando a causa e iniciando os trabalhos de concretagem e reaterro. Após essas etapas, será realizada a pavimentação e a sinalização antes da liberação total do tráfego.
Para viabilizar os reparos, as pistas no sentido Litoral-Porto Alegre foram bloqueadas na altura do km 45, em Glorinha. Os veículos estão sendo desviados para duas faixas no contrafluxo da rodovia, retornando ao sentido original no km 48. No sentido Osório, os motoristas utilizam uma faixa de rodagem e o acostamento externo. No trecho do desvio, a velocidade máxima é de 40 km/h.
No domingo, o tráfego chegou a ser desviado para o acostamento interno antes da liberação parcial, por volta das 21h30, das pistas em contrafluxo, medida que ajudou a diminuir o congestionamento. A concessionária orienta os motoristas a seguirem as atualizações nos canais oficiais e reforça a necessidade de atenção no trecho.