Prazo para sacar “dinheiro esquecido” termina nesta quarta-feira (16); veja como resgatar
O prazo para sacar “valores esquecidos” em instituições financeiras termina nesta quarta-feira (16). Segundo o Banco Central (BC), são cerca de 42 milhões de pessoas físicas e mais de 3,6 milhões de pessoas jurídicas com dinheiro em conta.
O valor total esquecido é de R$ 8,5 bilhões, conforme os últimos dados divulgados pelo BC.
Dos beneficiários, pouco mais de 63% possuem até R$ 10 a receber, enquanto 25,05% tem entre R$ 10,01 até R$ 100.
O montante que não for sacado será transferido aos cofres públicos, após projeto aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro.
Segundo o texto, titulares de contas bancárias tinham 30 dias após a publicação da lei, que ocorreu em 16 de setembro, para pedir o resgate dos valores.
Os saldos esquecidos passarão ao domínio da União e serão apropriados pelo Tesouro Nacional.
Veja as porcentagens de valores esquecidos
- Até R$ 10 — 63,21%;
- Entre R$ 10,01 e R$ 100 — 25,05%;
- Entre R$ 100,01 e R$ 1000 — 9,94%;
- Acima de R$ 1000,01 — 1,80%.
Instituições com valores esquecidos
Dentre as instituições com valores esquecidos em seus cofres, a maioria do valor — quase R$ 5 milhões — é de bancos, seguida por administradores de consórcio com mais de R$ 2 milhões.
- Bancos: R$ 4.992.625.325,52
- Administradores de consórcio: R$ 2.385.947.697,16;
- Cooperativas: R$ 808.244.397,08;
- Instituições de pagamento: R$ 264.615.736,46;
- Financeiras: R$ 129.147.062,84;
- Corretoras e distribuidoras: R$ 9.725.412,76;
- Outras: R$ 4.512.303,17
Confira passo a passo para a retirada do dinheiro
Passo 1: Acessar o site Valores a Receber na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.
Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro).
Se o usuário ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem do valor a receber.
O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:
- “Solicitar por aqui”: para devolução do valor por Pix em até 12 dias úteis.
- O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
- “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).