FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Colheita da Uva Inicia em Muçum com expectativas positivas

 

A colheita da uva teve início esta semana em Muçum. O município se destaca por ser um dos primeiros do estado a colher e comercializar a fruta, devido ao microclima favorável à maturação precoce.

Mesmo com os desafios climáticos enfrentados pelos produtores no último ano, que tornaram a safra de 2023/2024 uma das menores já registradas, as expectativas para a safra 2024/2025 são otimistas, com uma colheita estimada em 350 toneladas até fevereiro de 2025.

Muçum é conhecido pela diversidade de variedades de uva cultivadas, entre as quais se destacam as uvas Bordô, Niágara e Isabel Precoce. De acordo com o censo agropecuário de 2023, o município possui cerca de 30 hectares de parreirais, com a maior parte da produção sendo comercializada para mercados e empresas da Serra Gaúcha.

A produtora Luciane Franchini, que teve as terras da família severamente impactada pelas enchentes e por uma forte chuva de granizo no ano passado, expressou a emoção de ver os parreirais cheios novamente. “A gente vem pra cá, olha ao redor e nem acredita no que está vendo”, diz Luciane, que, apesar dos contratempos, se mantém esperançosa.

O Secretário de Agricultura de Muçum, Rodolfo Pavi, também se mostrou confiante em relação à safra deste ano. “Apesar da enchente de maio ter sido de grande proporção, esperamos colher uma uva de boa qualidade”, afirma o secretário, que destaca que a retomada da colheita não é apenas um marco para os produtores Muçunenses, mas também um passo importante para a recuperação econômica do município.

Agro Dália

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!