
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a elevação imediata das tarifas sobre produtos chineses para 125%, intensificando a guerra comercial com Pequim.
Paralelamente, o republicano informou uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas impostas a dezenas de países parceiros, excluindo a China. Durante esse período, as alíquotas sobre esses países serão reduzidas para 10%, valor que também se aplica ao Brasil.
Escalada nas tensões comerciais
Trump justificou a medida alegando “falta de respeito da China aos mercados mundiais”. A decisão ocorre após a imposição de tarifas de 10% a diversos países no dia 2 de abril, incluindo o Brasil.
Em resposta, a China anunciou um aumento de tarifas para 84% sobre produtos norte-americanos. A medida representa uma elevação de 50% sobre os 34% anteriores, segundo informações do governo chinês.
Declaração de Trump
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato.”
“Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis.”
“Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos […] autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato.”
As declarações foram feitas pelo presidente em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira.