Mundo

Trump anuncia reabertura de Alcatraz para abrigar criminosos perigosos nos EUA

Prisão federal, desativada há mais de 60 anos, deve ser reformada e expandida para simbolizar "lei, ordem e justiça", segundo o presidente norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) que determinou a reabertura e ampliação da prisão de Alcatraz, famosa penitenciária localizada em uma ilha na costa da Califórnia, que está fechada desde 1963. A proposta é utilizar o local para isolar os criminosos mais violentos do país.

O anúncio ocorre em meio a uma série de medidas mais rigorosas no sistema penitenciário, promovidas pelo atual governo norte-americano, e em um contexto de embates entre Trump e o Judiciário.

Prisão histórica voltará a operar

Segundo Trump, Alcatraz será reconstruída e substancialmente ampliada para receber detentos de alta periculosidade.

“Quando éramos uma nação mais séria, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos. A reabertura de Alcatraz servirá como símbolo de lei, ordem e justiça”, afirmou o presidente em postagem nas redes sociais.

A penitenciária é conhecida por sua localização estratégica e dificuldade de fuga, devido às águas geladas e às fortes correntes do Oceano Pacífico que cercam a ilha.

Alcatraz no imaginário popular

A ilha, também chamada de “A Rocha”, abrigou criminosos notórios como Al Capone e George “Machine Gun” Kelly. Durante seus 29 anos de funcionamento, 36 detentos tentaram escapar, mas a maioria foi recapturada ou morreu na tentativa.

Atualmente, o local é administrado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA e funciona como atração turística. Seu fechamento foi motivado pelos altos custos operacionais e pela deterioração das estruturas.

Reações e contexto político

O Departamento Federal de Prisões declarou que cumprirá as ordens presidenciais, mas não detalhou a viabilidade da reativação da unidade, já que a ilha está sob outra administração federal.

A iniciativa é anunciada em meio a polêmicas envolvendo o presidente, como a tentativa de enviar presos norte-americanos a uma penitenciária de El Salvador e a ordem de construção de um novo centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba.

Trump justificou as medidas com um discurso de endurecimento contra criminosos violentos, que chamou de “o lixo da sociedade”.

Publicidade

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!