Destaques

Rota do Pão e Vinho: prefeitos da AMAT se reúnem para buscar recursos ao Governo do Estado

Municípios querem continuidade da pavimentação da estrada que liga o Vale do Taquari à Serra Gaúcha

Prefeitos de cinco municípios da região se reuniram nesta terça-feira (13), na Prefeitura de Muçum, para discutir o encaminhamento de solicitação de recursos ao Governo do Estado destinados à pavimentação da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho. Participaram do encontro representantes de Roca Sales, Muçum, Encantado, Doutor Ricardo e Anta Gorda, sob coordenação da AMAT (Associação dos Municípios do Alto Taquari).

A proposta é que os recursos sejam viabilizados por meio do FUNRIGS (Fundo de Reconstrução do Plano Rio Grande), com o objetivo de garantir infraestrutura mais robusta e preparada para enfrentar futuras enchentes.

Projeto estratégico para turismo e economia

O presidente da AMAT e prefeito de Muçum, Mateus Trojan, destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional:

“Esse elo é fundamental para ligar a Serra Gaúcha, especialmente o Vale dos Vinhedos, ao Vale do Taquari. Acreditamos que essa rota será um divisor de águas para o turismo e a economia regional, ainda mais após tantas perdas recentes”, afirmou Trojan.

Segundo ele, em 2021 foram pavimentados pouco mais de 6 km, por meio de convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Trecho prioritário: Roca Sales

A Rota do Pão e Vinho teve seu projeto executivo elaborado em 2011, mas ainda restam 38 quilômetros a serem pavimentados. O trecho considerado prioritário pela AMAT é o de Roca Sales, com cerca de 13 km.

A rota é planejada há décadas como uma conexão estratégica entre o turismo rural do Vale do Taquari e o enoturismo da Serra Gaúcha, promovendo integração econômica e fortalecimento da malha rodoviária regional.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!