FORÇA DO VALE 40 ANOS
AgroDestaques

Roca Sales realiza Ciclo de Palestras em Forrageiras

Discutir temas como preparo de solo e adubação, produção e manejo de pastagens e planejamento forrageiro foram alguns dos objetivos do Ciclo de Palestras em Forrageiras – evento realizado na tarde de quinta-feira (07/07) na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Roca Sales. Na ocasião, produtores e representantes de entidades acompanharam uma série de painéis sobre os assuntos, ministradas por extensionistas da Emater/RS-Ascar.

A intenção, de acordo com o supervisor da entidade Cezar Burille foi apresentar, especialmente para aqueles que produzem leite, algumas tecnologias de baixo investimento que podem contribuir para a melhora da dieta do rebanho, tendo como consequência um aumento da produtividade. “Especialmente em períodos como os que vivemos, de ampliação dos custos de produção e de elevação do preço de alguns insumos, estas podem ser alternativas que viabilizam a produção”, analisa.

Responsável pela palestra sobre preparo de solo e adubação, o extensionista da Emater/RS-Ascar Guilherme Miritz destacou a importância de um olhar mais atento ao solo, reforçando a necessidade de análises periódicas para eventuais correções e para uma melhor tomada de decisão. A manifestação de Miritz vai ao encontro da do extensionista Carlos Fries que mencionou a frase dita por autor desconhecido que lembra que “antes de se tornar um bom produtor de carne ou de leite, o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de capim”.

Em sua fala, citou diversas variedades de pastagens – de aveia, azevém e tífton, passando por capim elefante, braquiária e milheto -, mencionando aspectos do seu manejo, de seu “comportamento” e qual o momento certo para entrada e saída dos animais na área plantada. O Ciclo de Palestras foi encerrado com fala do extensionista Martin Schmachtenberg, que apresentou a planilha de planejamento forrageiro Sisleite, utilizada pela Emater/RS-Ascar para a gestão da atividade.

Organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, o evento contou ainda com o apoio da cooperativa Sicredi e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Roca Sales. No município são 108 bovinocultores entregando leite para a indústria – com 3.046 vacas leiteiras e uma produção anual que se aproxima dos 9 milhões de litros de leite. Os dados são da Pesquisa do Leite, desenvolvida durante o ano de 2021 pela Emater/RS-Ascar.

Via Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado 

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!