Clima

Enchente em Encantado: uma das maiores cheias da história da cidade

A primeira quinzena do mês de julho de 2020 reservou para Encantado e região uma das maiores inundações da sua história.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Leitura do nível das águas do Rio Taquari em Encantado na terça-feira: 20h30min – 9,10 metros 21h30min – 10,20 metros 22h – 11,20 metros 23h – 12,20 metros

Ainda durante a noite de ontem a Secretaria de Obras Públicas informara que as equipes estavam fazendo atendimento em locais onde houve chamado emergencial. Foram registrados desmoronamentos de terra e bloqueios de vias, como na ERS 129, nas proximidades da Tenda do Pinheirinho.

Pela manhã, o nível do Rio Taquari ultrapassou os 19 metros da régua, no Porto Onze ( Bairro Navegantes- Encantado). E o volume das águas preocupava Ademir Agnoletto (o Bilo), morador e liderança do bairro:

– A expectativa é de que essa enchente seja ainda maior que a ocorrida no ano de 2001. A água está vindo muito forte, além de ter muito lixo. Estou bem apreensivo – afirmou Bilo.

Veja e compare as imagens registradas no ponto de táxi ao lado da Estação Rodoviária de Encantado e perceba a velocidade na elevação da água. A diferença dos registros é de apenas 10 minutos (o primeiro foi realizado às 9h26min da manhã da quarta-feira, 8).

NÍVEL DO RIO SUPERIOR A 21 METROS

No início da tarde a medição, dada pelos Bombeiros, às 13h, era de que o nível do Rio Taquari havia subido a 21m62cm.

O Arroio Jacaré chegou ao asfalto. O bairro Lago Azul foi coberto pela água (em uma das fotos, moradores utilizam uma boia para salvar uma pessoa). A ponte em Jacarezinho encoberta pela água e a enchente chegou no entorno da Igreja São Carlos. Estradas ficaram intransitáveis. Porto XV com problemas. No bairro São José, famílias retirando seus pertences de casa. Imagens registraram parte dos bairros Vila Moça, Navegantes e Nossa Senhora Aparecida embaixo d’água (veja nas imagens abaixo).

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, o Rio Taquari parou de subir. As águas estão estabilizadas nesse momento, e a probabilidade de chuva para essa noite é baixa. Amanhã e sexta-feira o tempo deve firmar e o sol predominará.

Leitura do nível do Rio Taquari

18h – 20m27cm

18h15min – 20m25cm

Se a previsão da Defesa Civil se confirmar, as famílias que estão desalojadas poderão retornar as suas casas. No vídeo, equipes retiram moradores ilhados no bairro Navegantes e a comunidade auxilia no transporte dos pertences.

PREVISÃO DO TEMPO

DESABRIGADOS

A Administração Municipal informou que cerca de 700 casas foram atingidas pelas cheias do Rio Taquari e aproximadamente 2800 pessoas estão desalojadas em Encantado.

As famílias mais vulneráveis estão sendo acolhidas pela prefeitura e pela comunidade.

CENTRAL DE DOAÇÕES

A Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado informa a comunidade que no CAPS, situado no Parque João Batista Marchese, foi instalada uma Central de Doações. São pedidos alimentos, roupas, fraldas, colchões e, principalmente, cobertores, em razão do frio.

Em função das equipes estarem atendendo as famílias, que tiveram que sair de suas casas em razão das cheias do Rio Taquari, solicita-se que as pessoas que tenham doações para fazer para essas pessoas levem até o CAPS.

AS MAIORES ENCHENTES DE ENCANTADO

1873 – Тeria ultrapassado a rua Julio de Castilhos 1912 – Chegou aos fundos da Delegacia de Polícia, pelo córrego que existe lá 1941 – Ultrapassou a rua Duque de Caxias com a Tiradentes e alcançou a rua Pa- Anchieta pelo Clube Recreativo (CRE), que hoje abriga a Escola Cenecista Mário Quintana

2001 – Ultrapassou a rua Duque Caxias, cobrindo toda a esquina com a rua Tiradentes

1990 – As águas atingiram a metade da esquina da rua Duque de Caxias com a Tiradentes 1956 – Não atingiu a rua Duque de Caxias 1928, 1919 e 1989 – Pequenas variações ao atingir a rua Tiradentes

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!