Excesso de chuvas traz risco de rompimento de açude em Pelotas
Pelotas amanheceu nesta quarta-feira (25) com chuvas intensas e alagamentos, especialmente na Vila Jacottet, onde um açude próximo ameaça romper. A prefeita Paula Mascarenhas pediu a evacuação preventiva de cerca de 700 moradores da área.
Equipes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e da Defesa Civil trabalham para evitar o colapso de uma estrutura de 36 mil metros quadrados. Desde domingo, a cidade já acumulou 230 milímetros de chuva.
A prefeita informou que a abertura do menor açude permitirá o escoamento da água, reduzindo o risco para as residências. A volta às aulas foi remarcada para segunda-feira devido a danos nas escolas.
Hoje, não há atendimento em diversos postos de saúde, mas algumas unidades seguem funcionando. A Farmácia Municipal deve reabrir na quinta-feira, enquanto a do Estado retoma na sexta. O atendimento ambulatorial nos hospitais está suspenso, com exceção dos casos oncológicos e de traumatologia. Até agora, três famílias estão desabrigadas e uma pessoa foi acolhida na Casa de Passagem.