A MetSul Meteorologia alerta sobre uma frente fria que avançará pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana, trazendo chuvas fortes em várias cidades e o risco de temporais isolados. A queda acentuada da temperatura seguirá após um sábado quente em parte do estado.
Ontem, uma frente quente se deslocou de Norte para Sul no Rio Grande do Sul, trazendo chuvas para o Oeste, Centro, Sul e Leste do estado. Essa frente se originou do avanço de ar muito quente e seco do Nordeste da Argentina, provocando calor de até 34ºC no Oeste, Noroeste e Norte gaúcho.
O sistema também afetou o Uruguai, onde houve queda de granizo em diversos departamentos do interior, com pedras de médio a grande tamanho em algumas áreas.
Hoje, a mesma frente se move de Sul para Norte como uma frente fria, trazendo chuvas para a maioria das regiões e risco de temporais isolados neste sábado.
A chuva será intensa principalmente no Oeste, Campanha e Sul do estado, com alto risco de chuvas fortes a torrenciais e temporais isolados, podendo causar alagamentos e inundações repentinas, além de raios, vento e granizo.
Durante a tarde e a noite, a frente fria se deslocará para o Centro e o Norte do estado, trazendo chuvas localmente fortes e temporais isolados, com possibilidade de granizo e ventos fortes.
Os mapas do Centro Meteorológico Europeu mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica para o sábado e madrugada do domingo, indicando a máxima atividade da frente do Centro para o Sul gaúcho.
Em Porto Alegre, o sábado começará com sol e calor, podendo chegar a 30ºC, mas a nebulosidade aumentará à tarde, com chuvas previstas para a noite e início do domingo, podendo ser intensas na região metropolitana.
O impacto da frente será maior no Rio Grande do Sul e menor em Santa Catarina, devido ao bloqueio atmosférico sobre o Centro do Brasil, onde o tempo seguirá firme e quente.